Pessoas Lindas!

sábado, 27 de setembro de 2008

Dança do Ventre = Dança Pagã?

Tudo começou com Salomé...


Segundo a vertente dos 'contra a dança pagã':
* O termo 'Pagã' tem a ver com o não-religioso, o não-cristão.
* A 'Dança do Ventre' tem significado lascivo, com o que há de pior e feio na sedução.
Segundo os católicos, evangélicos e alguns intérpretes da Bíblia sagrada, tudo começou com Salomé.

A Dança ganha uma conotação perigosa e lasciva na passagem de Mateus 14, 1-11 em que Salomé Dança e, em troca, pede a cabeça do profeta João Batista.

A história retratou essa cena inúmeras vezes em escritos, esculturas e telas. Minha favoriota é a de Oscar Wilde, que escreveu o belíssimo 'Salomé' (você encontra em sebos, baratinho).

Theda Bara, como 'Salomé'

Mas a grande questão é: há algumas versões desse trecho bíblico em que claramente, a citação registra que Salomé pede a cabeça de João Batista devido ao pedido de sua mãe.

Segundo o evangelho de Mateus:

"a filha de Herodias, Salomé, dançou no meio dos convivas, e agradou a Herodes,
7 -pelo que este prometeu com juramento dar-lhe tudo o que pedisse.
8 -E instigada por sua mãe, disse ela: Dá-me aqui num prato a cabeça de João, o Batista"


*Embora o nome dela - Salomé - não seja mencionado nas Escrituras, é preservado nos escritos de Josefo. Ele fala também do casamento dela, sem terem filhos, com o governante distrital Filipe, outro meio-irmão de Herodes Ântipas. Após a morte de Filipe, diz o relato de Josefo, ela casou-se com o seu primo Aristóbulo e deu-lhe três filhos homens.

*Do HEBRAICO - 'SALOMÉ' = cheia de paz; aquela que traz paz.

Devido a interpretações, essa passagem considera a Dança como causadora de todo o mal que viria a seguir. Lembrando que há citações belíssimas da Dança na Bíblia (outro dia escrevo outro artigo sobre) mas intérpretes definiram que a Dança de Salomé era a 'Dança Proibida'.

Sarah Bernhardt, atriz e cortesã francesa: Para Oscar Wilde a Salomé 'perfeita'

A questão é que, em toda Bíblia que procurei, nenhuma cita qual era a dança que Salomé dançou.
O registro mais detalhado está nesta versão:

"De repente, reza a lenda, a orquestra faz silêncio e, para surpresa de todos, aparece uma bailarina desconhecida acompanhada de escravas.
Todos esquecem a refeição e não tiram os olhos daquela beleza sem rival - era Salomé.
Ela vai dançar.
As escravas passam-lhe pelo corpo perfumes, sândalo e outras essências.
Colocam-Ihe nos braços e tornozelos pulseiras.
Salomé está descalça e as suas vestes são tules e finas musselines transparentes, a fazerem adivinhar um corpo perfeito... e então Salomé começa a dançar."
Oscar Wilde, em sua criatividade ímpar, faz uma peça inteira utilizando apenas a cena da dança de Salomé como tema. Foi ele quem inseriu os 'véus' na dança de Salomé e, anos depois, algumas vertentes associam também a Salomé a 'Dança dos Setes Véus' ampliando o mito de dança misteriosa, sensual e afins.

Vale ressaltar que, na Bíblia a diferença é clara: os povos de Deus dançavam a 'Dança Espiritual', para louvá-lo e os Pagãos, que não compartilhavam das normas do Antigo Testamento, dançavam a 'Dança Mundana'.
A Bíblia tem uma série de definições e palavras para identificar os tipos de dança.Quase tudo que envolve giros, rodopios, saltos e alegria, era considerado lascivo e proibido, quase sexual e infame.
Há registros de que Salomé realmente existiu.
O que me incomoda é o fato de, também havendo registros de que sua mãe é quem pediu a cabeça do profeta, e na própria Bíblia há o registro de que Salomé entrega a cabeça de João Batista ao final da dança, por que Salomé é quem ficou com a fama de mal?
E por que a Dança do Ventre seria a Dança que Salomé dançou?

Respondo: Porque de Judéia a Galiléia, todos sabiam que as dançarinas eram egípcias e núbias. Elas dançavam envoltas em musselines flutuantes. Certamente ali, havia uma centelha do que viria a tornar-se, anos depois, a Dança do Ventre. Ou ao menos um ou outro elemento desta.
Portanto, o mito ficou.
Hoje, sabe-se que o mito é apenas mito.

Nos casos em que ainda condenam a Dança do Ventre, a causa é a mera desinformação, ou uma postura gratuita de arrogância e preconceito.
Por isso eu escrevo muito, falo, bato mil vezes na tecla da 'Imagem da Bailarina', pois "O que a bailarina faz dentro e fora de cena, reverbera e ressoa diretamente no segmento da Dança do Ventre."
Chega de confundirem BAILARINAS com ODALISCAS.
Chega de dizer FANTASIA ao invés de TRAJE DE DANÇA.
Chega de dançar vulgarmente, com roupa escandalosa ou caras e bocas de p***.
A Dança do Ventre é ARTE e, como tal, merece ser tratada com respeito.
Cabe a nós, BAILARINAS, definir os termos.
Material humano para isso, temos aos montes. Em diversas regiões do País - e do mundo - temos excelentes profissionais, não só em técnica, mas em conduta.
Material de pesquisa, a cada dia nos mostram os fundamentos e pesquisas sobre a arte. Sites, Blogs, Vídeos, Workshops e muito mais.

Agora eu quero é RESPEITO.
Nossa arte merece.
Salomé contribuiu em muito: mostrou que através da dança, desarticulamos posições, inundamos a sala, desmanchamos pré-conceitos e - porque não?- consegue-se dominar até um Rei.

Aprendamos com Salomé a usar a Dança com sabedoria e a manter o seu nome com o devido respeito e consideração.
Não condeno Salomé.
Ela apenas Dançou.
Aprofunde sua pesquisa aqui:

E digite 'Salomé' no bom e velho Google.