Pessoas Lindas!

domingo, 12 de outubro de 2008

Para sair do mundinho cor-de-rosa


Você pode simplesmente atravessar a rua e olhar para os cães abandonados, mendigos e/ou famílias sentadas na calçada, com olhos muito tristes.
Você pode perder uma hora do seu precioso tempo e ir conhecer uma entidade que ajuda pessoas deficientes e também ir visitar um Asilo ou Casa de Repouso.
Também pode checar o horário de visitas do hospital público e visitar alguns doentes.
Vai ver que o cristal belo e colorido que protege o mundinho cor de rosa de todas nós é frágil, muito frágil.
Que os programas de Tv e Jornais não são tão sensacionalistas assim, pelo contrário: retratam uma realidade feia e difícil de lidar.

Quem vive envolta no mundo da Arte muitas vezes perde esse filtro que nos conecta com a realidade.
Há artistas vaidosos ao extremo, preocupados com peso, traje, cabelo e que simplesmente não tem conhecimento ou sensibilidade para questões profundas que abarcam meio ambiente, sociedade, marginalizados e pessoas em situação de sofrimento.
É preciso sair do mundinho cor-de-rosa que nos cerca e viver o cinza que se apresenta em todo o mundo. Não, não é só minha cidade, ou seu estado, ou Brasil. É mundo. O planeta que todos nós habitamos.

Você pode continuar seguindo com suas preocupações cotidianas e talvez até pensando que cada um tem a vida que merece.
Mas eu adoraria que, ao menos por um dia, as pessoas pudessem se informar, refletir e agir, quebrando a redoma e indo à luta, estendendo a mão de vez em quando.
Para quem ainda não tem coragem de sair, comece por uma reflexão, assistindo aos filmes abaixo:

- Babel
- Diamante de Sangue
- O Jardineiro Fiel
- Terra de Sonhos
- Dogville
- Requiém para um Sonho

E se nenhum deles te emocionar e te fizer pensar, por favor, comece a perguntar onde está o seu coração e o seu cérebro.
Procure.