Pessoas Lindas!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Aos Mestres com Carinho

ALICIA ALONSO - Bailarina, 88 anos - (Primeira Bailarina do Ballet Nacional de Cuba)

"A cubana de 88 anos conhece bem o clássico que considera parte indissociável de sua vida, até mesmo quando foi obrigada a ficar imóvel em sua cama durante um ano por causa de um descolamento da retina pouco depois de ter completado 19 anos.

"Todos os dias eu repassava a coreografia na minha cabeça e refazia os passos com os dedos das minhas mãos", conta ela. Uma série de cirurgias viriam a seguir, sendo que as derradeiras já não conseguiram alcançar a correção completa desejada. A confiança em seus parceiros, além de vozes saídas das coxias, foram providenciais para que sua atuação se prolongasse até os 75 anos de idade.

A turnê do Balé Nacional de Cuba é acompanhada de perto pela diva cubana que fez história na dança. "O papel de Giselle é ideal para uma bailarina, porque representa uma época muito linda do romantismo", opina Alicia. A transformação da menina, do primeiro ato, em um espírito no segundo, exige extrema dedicação e talento da intérprete, de acordo com a bailarina. "Ela tem de ser capaz de representar uma loucura nesse processo de transformação, que não tem nada a ver com a loucura de hoje em dia: é algo mais interior, medido. É muito diferente, muito difícil e muito belo."

(O Estado de São Paulo 19/05/2009)


SÉRGIO BRITTO - ATOR, 86 anos - (Aprentador do programa Arte com Sérgio Britto)

Em cena, Maio de 2009.

"A idéia de ser ator não passava por sua cabeça, tanto é que chegou a cursar até o sexto ano de medicina. Mas foi no teatro universitário amador, fazendo o papel de Benvoglio em Romeu e Julieta, que Sérgio descobriu que o teatro seria sua vida. No ano de 1945 abandonou a medicina para se dedicar à sua paixão. "



VANESSA REDGRAVE - ATRIZ, 72 anos

Nenhum Oscar, mas recebeu 25 indicações em sua carreira.
Ela interpretou Isadora Duncan nas telas. Sublime.


RAQIA HASSAN - BAILARINA, 7? anos


"Nós devemos encorajar as grandes professoras a manter sua bela arte viva. As pessoas com quatro lições e uma bela roupa podem fazer muito para destruir o que estamos tentando apresentar para o público como arte.
As pessoas devem saber de nossa dedicação, disciplina e conhecimento. No Egito, a boa bailarina, séria e profissional, é uma mulher forte, artística, de paixão e expressividade, atraída para uma dança exótica eterna, energizada pela vitalidade e inspirada pelas forças musicais e rítmicas. Ela é confiante o suficiente para não ser aterrorizada por um empregador inescrupuloso, grupos loucos, um cliente rude ou garotas de programa que fingem ser bailarinas.

"Quando eu vou assistir uma bailarina, ela deve me deixar relaxada. A dança não é sobre o quanto você utiliza de força, mas sobre o quanto você sente"

(do site bellydance)

-----------------
Cansada de:

Jovens querendo parecer experientes, com currículos forjados e rostos caricatos.
Jovens que não querem ficar velhas (ou que não respeitam as mais velhas).
Velhas querendo parecer jovens, com botox, silicone e trajes que beiram o ridículo.

Apologia a todas as rugas, experimentações e respeito a Arte, sempre!

Quero envelhecer, ter as tatoos desbotadas e daqui a muitos anos, olhar para trás e ver que fiz a diferença de maneira ética.

Que venham os anos!