Pessoas Lindas!

domingo, 21 de junho de 2009

Dança Contemporânea


CONTEMPORÂNEO -A dança contemporânea não é uma escola, tipo de aula ou dança específica, mas sim um jeito de estudar a dança; forjada por múltiplos artistas no mundo.Tal princípio implicou tanto a preservação de aulas de balé nutridas por outras técnicas e linguagens quanto o abandono do balé e a incorporação, por exemplo, de técnicas orientais.

Não há modelo/padrão de corpo ou movimento. Portanto, a dança não precisa assombrar por peripécias virtuosas e nem partir da premissa de que há “corpos eleitos”. Na dança contemporânea, a máxima repetida por pedagogos ortodoxos de que “não é tu que escolhes a dança, mas a dança que te escolhe” não tem sustentação. E, dessa forma, pode-se reconhecer a diversidade e estabelecer o diálogo com múltiplos estilos, linguagens e técnicas de treinamento.

Dança é dança. A dança contemporânea reafirma a especificidade da arte da dança. Dança não é teatro, nem cinema, literatura ou música. Apesar de poder ganhar muito com a cooperação dessas artes. A dança não precisa de mensagem, de história e mesmo de trilha sonora. O corpo em movimento estabelece sua própria dramaturgia, sua musicalidade, suas histórias, num outro tipo de vocabulário e sintaxe. ( * idanca.net)


Eu sou bailarina clássica. Abandonei o ballet faltando apenas dois anos para minha formação, mas me considero clássica até hoje, porque nunca parei de estudar o ballet. Atualmente, faço aulas e tem sido maravilhoso esse retorno as minhas raízes.

Na adolescência eu fiz algumas aulas de contemporâneo,mas sempre sentia dificuldades para me 'desprender' daquela coisa 'classuda' do ballet e me 'jogar' nas novidades de movimentos que, para mim, soavam estranhos.

Com o tempo - sábio tempo - aprendi que um corpo que dança,deve ter o maior contato possível com diferentes modalidades de dança. E isso é fantástico e sempre nos traz desafios e inspirações.

Hoje vou compartilhar com vocês algumas das minhas anotações sobre o contemporâneo e indicar links bacanas para que cada um possa aprofundar sua fonte de pesquisa e estudo.


Assisti um workshop sobre Dança Contemporânea, baseado nos estudos de Miriam Druwe, criadora e diretora da Cia Druw, de Contemporâneo.

Ela veio com sua trupe pelo Circuito Cultural, dançar em minha cidade e como brinde, ofereceu um workshop delicioso de ver e dançar- pelo que meu grupo contou.

Como minha lesão ainda não sarou (depois escrevo sobre isso) fui com meu caderninho e olhar atento, assistir a aula de duas horas.


Miriam é uma mulher longilínea, alongada e cheia de vida.

Assessorada por Adriana, uma de suas bailarinas, mostrou sem frescuras que os estudos em contemporâneo da sua Cia, surgem das possibilidades infinitas de combinações de movimento do corpo em seus encaixes (como se fôssemos um lego, onde cotovelo encaixa no vão da cintura, e etc.) e mostrou-me uma nova possibilidade de movimento com o corpo em total estado de relaxamento.


Diferente da estrutura central do Ballet em que tudo parte do eixo cervical, da coluna ereta, os estudos Druw têm em sua base de possibilidades o centro do corpo, relacionado a contração e descontração do abdômen.

E o corpo totalmente relaxado como mola propulsora para os mais diversos movimentos de chão, saídas e equilíbrio.

Com uma base relaxada, tudo se torna mais fácil e gostoso de fazer.

O termo 'relaxada' é o que encontrei para definir a ausência de rigidez, não significa algo 'feio, descuidado' por favor.

Ao observar as alunas executando os movimentos, ficou claro que é bem mais fácil seguir os contornos do próprio corpo e suas possibilidades de 'encaixe' como se cada membro fosse uma pecinha pedindo para ser montada - ou desmontada.

Os arabesques podem ser mais amplos de eu partir de uma base com tensão e rigidez ausentes.

Eu não preciso estar 'dura' para estar 'alongada' e isso abriu meus olhos e certamente vai mudar minha maneira de dançar.

É complicado tentar escrever sobre a técnica, seria maravilhoso que vocês pudessem visualizar, mas aqui com minhas anotações, sei que essas dicas poderão ajudar:


- antes de qualquer movimento amplo, relaxe a musculatura.

- o plié do ballet é a base de todo o movimento que requer impulso ou equilibrio. primeiro temos que ter uma base relaxada para conseguir situar o corpo, posteriormente.

- ao fazer um arabesque, quando subir na meia ponta e esticar os braços, ao invés de enrijecer, experimente relaxar os músculos - vocês vão perceber que é muito mais fácil manter o equilíbrio.

- não é preciso pensar o movimento, mas sentir: tenha consciência de onde coloca a tensão ou a força e relaxe- isso fará maravilhas com seu corpo durante a dança, aumentando as possibilidades.


A Dança Contemporânea por vezes carece de definição e acaba sendo interpretada como uma mistura em que tudo é permitido. Ledo engano. Os estudos são sérios e aprofundados e existem companhias de dança pelo mundo todo com propostas inovadoras e repletas de conceitos alavancados por uma pesquisa séria.


Por isso, deixo abaixo alguns links bacanas para que vocês consultem e indico: façam umas aulas de contemporâneo, para explorar as possibilidades do seu corpo e despojar-se de velhos preconceitos.