Pessoas Lindas!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Distensão da Musculatura da Virilha

O que é:
Distensão é um estiramento ou ruptura de um músculo ou um tendão. Os músculos da virilha ajudam a fechar as pernas. Existem dois músculos que normalmente se lesionam quando ocorre uma distensão da virilha, o Adutor Magnus (corre para baixo pela parte interna da coxa) e o Sartório (começa na parte externa do quadril, cruza a coxa e conecta-se perto da parte interna do joelho).




Como ocorre?

Ocorre, com maior freqüência, durante corridas, saltos, arrancadas, viradas bruscas ou com a “abertura” excessiva da perna.

Quais os sintomas?
Dor ao longo da parte interna da coxa ou na região da virilha ao juntar as pernas e, às vezes, ao elevar o joelho.

Como é diagnosticada?
O médico pesquisará os sintomas e examinará a coxa e o quadril.

Como é tratada?
O tratamento pode incluir:

• Aplicação de compressas de gelo na coxa por 20 ou 30 minutos, sendo que a cada 8 minutos de gelo deve-se fazer uma pausa de 3 minutos. Pode ser feita a cada 3 ou 4 horas,por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça.

• Uso de anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares.

• Fisioterapia. Enquanto a lesão não estiver totalmente recuperada, o esporte, antes praticado, deverá mudar para um que não piore a condição. Por exemplo: Nadar ao invés de correr.

Quando retornar ao esporte ou atividade?
O objetivo da reabilitação é que o retorno ao esporte ou à atividade aconteça o mais rápido e seguramente possível. Se o retorno for precoce, existe a possibilidade de piora da lesão, que pode levar a um dano permanente. Como cada indivíduo é diferente do outro, a velocidade de recuperação também é. Por isso, o retorno ao esporte será determinado pela recuperação dos músculos da virilha, não existindo um protocolo ou um tempo exato para isto acontecer. Geralmente, quanto mais rápido o médico for consultado após a lesão, mais rápida será a recuperação.


Como evitá-la?
A melhor maneira de evitá-la é com aquecimento e alongamento da região da virilha antes e depois de realizar as atividades. Isso é especialmente importante em atividades como corrida em velocidade e salto. Exercícios de reabilitação da contusão ou distensão da virilha:

Veja os exercícios aqui


Biblioteca da Ortopedia
pesquisa



IMPORTANTE:

Consulte um especialista para averiguar se é contratura ou distensão muscular, pois as formas de tratamento são diferentes.



*artigo original do site Clínica Deckers


-------
Como foi:
Na aula de Ballet, durante o alongamento eu quis repetir uma série de exercício na barra - sendo que a professora já tinha pedido para descansar e aí fiz essa caca, lesionei feio minha virilha. Mea Culpa. Mania de querer forçar, dar o máximo, enfim, Exagerei. Já não tenho mais 20 aninhos e fui teimosa.

Mas já estou bem melhor, foi uma semana de repouso e anti-inflamatório, consultas com meu irmão Pós-Graduado em Educaçao Física Alex, e minha amiga e aluna Fisioterapeuta Corina.

Agora terei mais essa semana de repouso, com doses menores do remédio e Sábado volto a ativa, mas com ritmo leve.

Fica a experiência e espero que todas aproveitem as dicas e não deixem acontecer, porque dói muitooooo!



------

Pra quem mora em sampa:
Companhia Georges Momboye- Dança Africana e Contemporâneo