Pessoas Lindas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Beleza e Saúde


Vamos falar sobre beleza.
Primeiro, é preciso deixar bem claro: beleza é um conceito. E conceitos divergem de acordo com o grupo social, mídia, país, costumes e tradições além de valores históricos.

A história da beleza mostra os diferentes padrões ao longo dos anos –o auge das gordinhas no século 18 – e o novo padrão ‘magra torneada’ dessa década.
Lembrando ainda que para os egípcios a fartura é modelo de beleza- seios ,quadris e curvas- para os coreanos a pele alva, branquíssima; temos também os pés pequeninos do Japão, os ‘pescoços girafa’ em algumas regiões africanas e por aí vai... então a primeira lição em se tratando de beleza: todas nós, em algum lugar desse tempo ou outro, seremos consideradas belas.

Aqui vai a confissão: eu era o ‘patinho feio da minha turma’. Magricela, espinhas inflamadas, cabelo de mal com o mundo e dentes horrorosos...é... aí fiz o que todas deveriam fazer: me aceitei. E cuidei do que poderia cuidar.(gente, mas confesso que ainda fico sem saber como agir quando dizem que sou bonita!)

Então vamos as dicas que podem transformar os cisnes que desfilam por aí sem saber...
1.PELE – os três tipos: oleosa, seca e mista.
OLEOSAS- Boa notícia: elas tem menos propensão a rugas (oba!) mas precisam de cuidados constantes como limpeza e tonificação. Principalmente ao acordar, o rosto deve ser lavado com um sabonete de limpeza – com grãos, de enxofre ou alecrim – e antes de sair usar filtro solar – o da Natura em forma de Gel é ótimo pois filtros comuns –Sundow e afins- são oleosos em excesso. Depois, lavar com sabonete comum na hora do almoço e antes de dormir, lavar e tonificar- hidratante específico para essa pele. Um erro comum é ficar lavando o rosto a todo instante, isso prejudica a umidade natural da pele e aumenta a oleosidade. Há também cremes específicos para tirar o brilho da pele.

MISTA- é a famosa ‘área t’ – testa, nariz e queixo são oleosos e demais partes normais. Deve-se lavar bem de manhã e utilizar um hidratante misto (temos o Creme Ponds Pele Mista e hidratantes específicos, basta ler o rótulo). Dica: não use franja, pois o cabelo na testa aumenta a oleosidade e alergias.

SECA- é o tipo que mais precisa de cuidados. Hidratantes específicos e filtro solar sempre, senão as rugas aparecem cedo e fica difícil depois... lavar o rosto ao acordar e na hora do banho. Hidratante sempre que sentir que está seca- ainda mais se há ar condicionado- e antes de dormir.

ROSTO – até os 20 anos, hidratantes comuns. Depois disso (bem depois, a partir dos 35...) procure as fórmulas específicas para idade. Dica: alfa hidróxidos. Essa substância, segundo médicos americanos, é a melhor fórmula antienvelhecimento, anti-rugas, anti tudo. Temos também o famosos DMAE, Acido Retinóico mas você precisa saber como usar e em que idade começar. Se começar cedo demais, seu rosto acostuma e perde o efeito. Se começar tarde demais, bem, é tarde demais.

FILTRO SOLAR- ok confesso: só comecei a usar filtro solar quando fiz minha primeira tatuagem. Meu tatuador (Marcelão, de Bauru, que saudades!) me disse: quer a tatoo bonita sempre? Use filtro solar. Aí, passava na tatoo e acabava utilizando nas áreas principais...me acostumei. Agora que descobri esse em gel da Natura, virou festa. Por que esse em específico? Ele não tem aquele cheiro de praia dos comuns, não deixa resíduos e é super prático –só o preço que é salgado...-

ÁREAS PRINCIPAIS: braços, ombros, nuca e pescoço, rosto todo – com especial atenção no nariz,para evitar as sardas – peito do pé, cotovelos e joelhos. Gente, principalmente o dorso das mãos, para prevenir as manchas de sol.

Lembretes- limão, pitanga, amora, framboesa, romã e carambola além de excesso de perfume não combinam com sol (podem gerar manchas terríveis na roupa e na pele)

ACNE E ESPINHAS – aqui vai as dicas de alguém que teve acnes horríveis dos 13 aos 17.... consulte o ginecologista! Pois é... seu médico vai ajuda-la descobrindo se o problema são os hormônios... e isso resolverá tudo. Eu passei por dermatologistas, fazia limpeza de pele todo mês, mas só descobri que meu problema era hormonal depois do meu médico querido me dar um remedinho que plim!
Fez sumir tudo... então após passar no médico as dicas especiais:
- não esprema espinhas, mesmo. Vá a uma esteticista, ela sabe como fazer isso sem deixar marcas horrorosas – reparem minhas fotos, dá pra imaginar que minha pele parecia uma cratera? Pois é. Não ficou nada, zero de marcas. Portanto, se você tiver ‘aquela’ espinha bem na hora da festa, não caia em tentação, não esprema. Passe um corretivo apenas para esconde-la mas assim que chegar em casa, lave rapidinho.
- Corretivos, Pancake e pó obstruem os poros e fazem com que a oleosidade da pele aumente e por conseqüência, aumenta as espinhas.
Não use!
Há tipos de espinhas derivados de alergia a cosméticos. Por isso use produtos ‘hipoalérgicos’ e de acordo com seu tipo de pele.
- Misturas caseiras não costumam dar certo.(eu testei mil receitas que iam de pasta de dente a ketchup e garanto, o que vale mesmo é o remedinho e os produtos indicados pela esteticista)-
A linha Valmari tem produtos ótimos para a pele com acne- secativos,hidratantes, adstringentes- fale com sua esteticista. Eu sempre tenho um sabonete abrasivo em casa, desses com grãozinhos, eles limpam a pele com mais profundidade, para ser usado nas emergências.- Não durma com maquiagem. Eu sei: você chega da festa, aquela preguiça mas....tire a maquiagem. Sua pele vai agradecer depois, acredite.

2. PELE MACIA
Óleos de banho, sempre. Sou apaixonada ,tenho de tudo que é tipo e...faz um bem danado! No final do banho, além de massagear o corpo, hidrata a pele de maneira absurda – só não use no rosto- e você nem precisa passar o hidratante depois –mas eu passo. Há os maravilhosos da Larc n’ Ciel, os da Natura, mas você pode comprar no mercado os da Johnson’s mesmo, tem um com óleo de amêndoas que é tudo. Lembre-se: joelhos e cotovelos precisam de muito!
DICA Especial: uma vez por semana, ou sempre que quiser, tem uma receitinha caseira que eu adoro: coloque fubá, sabonete líquido, água e mel. Faça uma pasta e passe pelo corpo todo. Deixe uns dez minutos e tome banho...gente, me escrevam contando se não fica uma seda a pele!

3.CABELOS
Vamos ao meu xodó. Quem me conhece sabe a facilidade que tenho de mudar o visual sem medo. Pinto o cabelo desde os 13, já cortei de todos os tamanhos e tive todas as cores que quis- bem, o azul e laranja ainda não, mas deixa eu me aposentar...- o segredo: dedique ao cabelo o mesmo cuidado que você tem com o corpo. Já existem produtos muito bons que podem ser comprados nas prateleiras a preços bem acessíveis. Máscaras hidratantes são meu tesouro. A Kanechoon faz as melhores, além da linha da Skala, um luxo. Shampoos devem sempre respeitar seu tipo de cabelo- os mesmos cuidados para a pele- oleosos, secos ou normais – e temos também os finalizantes- anti- friz, mousse, pomadas, gel sem álcool- maravilha!

DICA Especial: tenha sempre o ‘pré-shampoo’ ou ‘shampoo anti-resíduos’ a Johnson e a Biorene tem os melhores. É para usar uma vez por semana, para retirar os resíduos que os produtos deixam no cabelo. Ele fica leve e mais saudável.

Eu assumo meus cachos, mas às vezes faço chapinha. Nessas ocasiões meu querido Tupete- que cuida do meu cabelo por aqui- sempre passa um produto da Anethum de queratina, para não danificar os fios. Aliás a hidratação de queratina é o que você precisa se quer acabar com pontas duplas e fios ressecados.

Não torça o cabelo ao secar, apenas pressione a toalha. Já viu como eles secam no salão? Pois é, faça igual. Use uma toalha apenas para o cabelo e outra para o corpo. Evite prender os fios molhados e dormir com os mesmos assim. Vai para a praia? A Sundow tem o protetor solar para cabelos, manda ver. Ar condicionado, vento e sol? Passe um sem enxágüe.

DICA 2 – Abuse da versatilidade. Mude o penteado, use presilhas coloridas, prenda, solte, enrole, alise. Cabelo é sedução, brinque com ele.

4.MAQUIAGEM - Eu sempre lembro da frase de Oscar Wilde ao me maquiar. Ele dizia: ‘Mulher maquiada demais é sinal de desespero.’ Pois bem. Claro que para dançar, nossa maquiagem é outra- luzes, palco e produção pedem um excesso aceitável- mas somente se você for bailarina e estiver no palco. Além disso, prime pelo bom gosto.

JAMAIS: olho em destaque e boca vermelha. Ta, tem gente que fica linda assim, parabéns. Mas a maioria fica com um rosto vulgar, para ser direta. Prefira sempre a regra: olhos em destaque, lábios naturais. Lábios vermelhos, olhos leves.

DICA: sombra branca abaixo das sombracelhas, sempre. Ilumina o olhar e dá leveza a produção.
Pra aumentar os olhos, lápis branco na parte interna. Para diminiur, lápis preto. Sombracelhas devem ser esfumaçadas com sombra marrom ou lápis especial. Elas não podem estar em destaque, fica feio e caricato.
Na moda: utilizar a sombra das mesmas cores que os brincos, é o novo ‘must’ em holywood. Fica interessante.

5. LÁBIOS: Quer aumentar? Gloss no centro dos lábios e batons claros. E a Natura tem um creme que é uma coisa dos deuses: o Creme para Lábios com Hidra Volume. Gente, você passa e seus lábios ‘incham’ na hora e é barato, até! Eu nunca fico sem, pode ser usado sempre e ainda hidrata os lábios.
Não use gloss para trabalhar, aliás no trabalho prefira tons terra e sóbrios. Brilho, vermelho, rosas e pinks são para a noite. Cores dourado nos olhos e boca dão um tom mais elegante e sofisticado.
E para fazer bonito com personalidade: sombras verdes e azuis. Para poucas que sabem se maquiar e combinar com os tons a roupa. As sombras da Contém 1G são as ‘the best’ e tem as famosas ‘asa de borboleta’ com aquele brilho para as que não tem medo de chamar a atenção.
Não esqueça de usar protetor labial, aqueles bastões de filtro solar. Lábios também envelhecem com o sol e mancham. Hidrate com cremes específicos.

6.MÃOS E PÉS -Só para relembrar: eles precisam de muito hidratante. Uma dica excelente para os pés: antes de dormir, passe óleo de banho e hidratante, lambuze mesmo e coloque meia. Ao amanhecer você terá pés de princesa.
Eu não costumo ir a manicures- eu sei é horrível, mas não tenho o tempo que gostaria –então costumo eu mesma fazer minhas unhas. Limpas, lixadas e usualmente adoro brincar com cores: pés escuros, mãos claras ou vice-versa. Na Moda: berinjela, roxo são as cores da estação. Eu sempre usei unhas quadradas e não muito grandes. Vou confessar, não fiquem com raiva, meninas, mas eu acho que fica vulgar unhas grandes e redondíssimas. Bem, mas é só o que eu acho.

7.PERFUMES -Aqui está o que eu chamo de segredinho. Perfumes são o pozinho mágico para mim. Para ser usado em momentos especiais, no dia a dia e até para abster-se deles. Coco Chanel dizia que ‘devemos usar perfumes nos lugares em que gostaríamos de ser beijadas.’ Bem, é dela o perfume mais vendido no mundo, há mais de quarenta anos o ‘Chanel nº5’. Eu gosto de perfumes como uma tradução. Já dizia a imprensa francesa sobre perfumes: ‘Sem perfume, a pele é muda’. Pois bem, vamos nos divertir. Há uma infinidade deles no mercado, desde os mais simples até os mais sofisticados ... mas temos também os perfumes frescos da Água de Cheiro, temos os doces e intensos do Boticário e as linhas especiais da Natura – que conquistou Paris.

Dica- utilize perfume diferente para o dia e outro para a noite. Simples: perfumes agem de acordo com o PH de cada um- e ainda suor, proteínas e substâncias da pele que diferem de pessoa para pessoa. Por isso eu nunca minto quando perguntam ‘Que perfume delicoso você está usando?’ Eu falo, oras. Pode comprar, gente, esse cheirinho só vai existir em mim, porque minha pele é diferente da sua, então, pra que esconder?

Escolho meus perfumes de acordo com a estação: mais leves e frescos no verão, mais intensos no inverno. Perfume para trabalhar, perfume para sair, perfume para dar aula, perfume especialíssimo para dançar e perfume de começo de namoro.
Essa é boa, vou dividir com vocês: começo de namoro é uma coisa, né? Tudo é lindo e novo. Então eu escolho o perfume de começo de namoro. Uso durante um ano ou seis meses...aí aposento o bichinho.. e volto a usar aos poucos, em datas de aniversário de namoro, em momentos especiais.... isso por causa da ‘memória olfativa’ que é a mais poderosa, sabiam? Se eu usava um perfume no começo que tudo era lindo e volto a usar quando a coisa já está esfriando, isso dá uma ‘animada’ estimulada pela memória olfativa e aí...segredinho especial!
8.CORPO -Algo importante: saber o que o seu corpo precisa. Consultar o ginecologista uma vez por ano e praticar atividade física- ao menos caminhar. Quando me perguntam como eu faço para ter esse corpo, eu respondo: eu danço. Meu corpo tem a genética magra do meu pai –meu metabolismo é acelerado, eu preciso comer a cada duas horas, senão tenho um piriri.
Mas meu corpo, esse com cinturinha, pernas grosas e postura elegante, veio da dança. Eu sempre digo que, se quiserem um corpo dos sonhos, faça Ballet. Ao menos comece com o ballet, pois ele é quem dá essa postura, essa aura de fada que algumas mulheres de academia têm.

Eu digo algumas, porque também temos as sortudas da vida, que já nascem prontas. Eu tive a dança- ainda bem!- mas procuro me cuidar fazendo apenas uma coisa: fazendo o que meu corpo precisa. Se eu tenho fome, como e como até me sentir saciada, sem vergonha ou restrições. Se não tenho fome, sou capaz de ficar um dia só no líquido. Vou ao banheiro na hora que a vontade aparece- faz mal segurar- durmo quando o sono vem e procuro acordar na hora que meu corpo quer- as vezes meio dia, as vezes as quatro da manhã.

Meu metabolismo é vespertino, ou seja, está no ápice durante a noite. Por isso, relatórios, coreografias, resolução de problemas: somente a noite. Mas isso é o meu corpo. Eu aprendi a sentir, escutar, identificar minhas necessidades e a única dica que tenho é que façam o mesmo, se respeitando, se amando, se aceitando. Se minha turma inteira está num churrasco tomando todas e eu não sinto vontade, não vou. Se quero malhar e meu corpo dói, eu paro. Se eu estou com raiva, eu grito. Se eu estou emocionada, eu choro. E é assim que deve ser.
Penso que a maior dica de beleza é apenas ser o que a gente é. Cuidar do que tem e pode ser cuidado.
Destacar os pontos fortes –pode sr o cabelo de sonho, o decote valoroso, o sorriso branquinho- todas nós temos um ponto a destacar. Olhe-se no espelho, aprenda a gostar de você. O restante, vem do bom coração. Se você merecer, você terá, sendo patinho feio ou cisne. O que importa é estar feliz e dormir em paz.

Agora, alguns produtos que uso e confio, dicas mesmo, não levem ao pé da letra, não usem sem orientação e pesquisem derivados, pois o que é bom para mim nem sempre pode ser bom para vocês. Divirtam-se!

-Maquiagem-
Color Trend –da Avon, batons nas cores que você sempre quis. Os brilhos labiais, baratissimos, são itens que toda mulher deveria ter.Gloss Brilho Intenso da Natura – daqueles de cinema, você passa, todo mundo olha, você janta,beija e ele continua lá, um maravilha.Sombras Contem 1 G – brilhos, claras, escuras, tem mil e um tons para você usar, dançar, festarCorretivo Natura – o melhor para mim.Máscara Alongadora para Cílios- também da Natura, uma camada e pronto!

-Óleos de Banho-
Jonhson’s – óleo light e óleo de amêndoas, um primor.Flor de Maracujá, da Natura – além de cheiroso, dá até calma....Amêndoas –para quem tem mais grana, da L’arc em Ciel, um luxoMel – da Natura, meu preferido.

- Creminhos...
Lábios- da Natura com Hidra VolumeRosto- Pharma- Chronos, Natura de novo –sem rugas em duas semanas.Corpo- Dove –hidratante para o corpo,leve, não deixa resíduos e não tem cheiro

Sabonete Líquido -
A Palmolive lançou uma linha deliciosa, com alto poder de hidratação e o preço é ótimo, dêem uma espiada
E lembrem-se: não há mulher mais linda do que aquela que encontra e vive um grande amor..ai,ai... ei! Espere! O grande amor é aquele que você deve sentir por... SI MESMA!! AME-SE