Pessoas Lindas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Como cuidar do seu traje de Dança


A primeira coisa que devemos ter mente quando se trata de traje de Dança do Ventre é que não podemos lavar, como as roupas ‘normais’.

A não ser que exista uma boa lavanderia de lavagem a seco em sua cidade, esqueça.

O traje de dança não é lavável. Nem se coloca no varal, nem no Sol. Por que? Porque ele é basicamente composto de brilho, pedrarias e isso no Sol é terrível. A pedraria mancha, enferruja e desbota.

Acabei de dançar, o que fazer com a roupa?
Assim que chegar em casa, tire da bolsa/mala e coloque, esticadinha sobre a cama a saia, o véu, bustiê, cinto, enfim, todas as peças (incluindo braceletes, testeiras e acessórios de tecido.) Ligue o ventilador, abra a janela e deixe arejando durante o maior tempo possível (pode colocar sobre o chão limpo, assim enquanto você dorme e descansa, a roupa fica arejando durante a noite toda.)

Pela manhã, verifique se as peças estão secas, sem nenhum resquício de umidade. Dobre e guarde em saco plástico (faça antes, pequenos furos para entrada de ar) e coloque numa gaveta ou se for pendurar em cabide, coloque sobre a roupa um saco plástico, da mesma maneira.

No local que guardar a roupa (no fundo da gaveta ou do guarda-roupa) coloque três ou quatro giz de lousa (esses branquinhos, de escola)- o giz retira o excesso de umidade do ar e você pode controlar as trocas observando a cor do giz -(com o passar do tempo ele vai ficando amarelado, isso é sinal de que é preciso trocar.)

E o que fazer com os acessórios?
Tudo o que for de metal (colar, pulseira, presilhas) também precisa ser arejado e seco com um pano limpo. Guarde em uma caixa (colares abertos, para não ‘enganchar’ e pulseiras idem). Brincos também devem ser secos, principalmente a parte que fica em contato com a pele.

Se você usa diferentes modelos de piercing, sempre que for trocar, passe álcool na jóia antes de colocar, e na hora de guardar, também limpe com álcool, espere secar e guarde.

O suor enferruja as peças, atente para que estejam sempre secas.

Combatendo Odores
É costume perfumar a roupa, o véu, a saia. A dica é: use sempre o mesmo perfume, para não misturar os aromas a cada uso.
Fique longe do cigarro e fumaça, isso ‘gruda’ na roupa e dificilmente você vai conseguir neutralizar o odor depois.
Caso você transpire muito, pode forrar o bojo do sutiã e o cinto com um tecido neutro, tipo TNT ou Feltro, e retire depois de cada dança, jogando fora. Quando for usar novamente o traje, coloque um novo forro.
Prefira usar desodorantes e creme hidratante sem fragrância, para não misturar com o perfume em si.

O véu
Seja qual for o tecido, o véu é sempre uma peça delicadíssima.
E é lavável, mas com cautela.
Eu costumo lavar os meus na bacia ou tanque, com água limpa, sem torcer, apenas mergulhando o tecido e enxáguo com um pouquinho de amaciante. Para secar, estendo na sombra (para não desbotar e nem manchar) sobre uma cadeira ou sobre um lençol estendido ao chão limpo.

A Saia
Se sua saia não tiver pedrarias nem brilho, siga a mesma dica do véu. E se tiver pedrarias, atenção extra na hora de lavar.

Dica: Anote o traje que usou em cada apresentação e a data do evento. Assim, você não cai no erro de ‘repetir’ o traje. Dê um intervalo de pelo menos uns três meses antes de usar novamente a roupa.
Se a grana estiver curta e você só tem um traje, faça mais duas saias de cores que possam combinar, assim você já muda um pouco o visual.
O cabelo também ajuda muito no momento de compor o figurino. Um número com a mesma roupa pode ficar mais interessante com presilhas coloridas, faixa, cabelo preso, solto, ora liso, ora com cachos. Você também pode fazer manga, braceletes ou pulseiras de tecido e alternar o uso.
Brinque com seu visual!