Pessoas Lindas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Maquiagem


Maquiagem
Segundo relatos antropológicos, a maquiagem existe desde tempos remotos.
Registros sugerem o seu uso de inicio associado a rituais e celebrações, inicialmente por tribos indígenas e posteriormente com status de magia e rituais, além de escala social, como no Egito, entre faraós e soberanos.

A função da maquiagem depende de sua ocasião. Entre tribos, o ato de maquiar-se denotava o preparo para a batalha ou uma festa comemorativa. Também se pode associar a maquiagem como um ato de camuflagem entre guerreiros e proteção, utilizada por xamãs e feiticeiros que acreditavam que, quando usavam pinturas em cores e formas específicas, criavam símbolos de poder em seu próprio corpo.

Em alguns países do oriente, a maquiagem tem função preventiva, como a maquiagem dos olhos das mulheres árabes e egípcias, que inicialmente pintavam seus olhos com o kahl de cor preta, para proteger da luminosidade excessiva do deserto, assim como fazem alguns esportistas.

Com o tempo, usar maquiagem adquiriu funções sociais e estas podiam ser diferenciadas entre pessoas da corte, realeza e entre prostitutas. A diferença básica entre um e outro era a quantidade de pó facial e o tom do batom vermelho, geralmente proibido entre ‘mocinhas da sociedade’.

Em algumas cidades da China e Japão, o uso do pó de arroz era condição primeira para ressaltar a saúde e a posição social. A regra era: quanto mais alva a pele, mas linda e pura a jovem.

Atualmente a maquiagem não segue modismos ou ritos, mas é um acessório visual para a mulher que deseja enfeitar-se ou modificar por instantes a sua aparência ou até mesmo em definitivo.

As tendências de maquiagem mudam com o passar dos anos e acompanham a moda alternando-se em cores, brilhos, tonalidades e destaques, ou seja, há estações em que a tendência é destacar os olhos, outras os lábios ou ainda as maçãs do rosto.

Um recurso muito utilizado no meio artístico, a maquiagem pode transformar por completo um ator ou atriz, e seus recursos são tão ilimitados que até foi criada uma categoria especial no Oscar, a maior premiação do cinema, para maquiagem.

Na dança, a maquiagem serve para ressaltar uma proposta que combine com cenário, trajes ou o tema do espetáculo. Há infinitas possibilidades de modificar o rosto de uma bailarina. Geralmente nas danças folclóricas é utilizado mais cor para expressar vivacidade e alegria. Já em peças clássicas, a intenção é transmitir suavidade, leveza.

O uso de maquiagem na dança é um fator essencial para criar uma atmosfera mágica e não podemos nos esquecer de que também é um recurso necessário, já que o palco e a estrutura de iluminação por vezes altera a tonalidade dos trajes e da nossa pele.

Em suma, para utilizar a maquiagem e valorizar o seu rosto sinta-se livre para ousar, mas estude as tendências, o seu tipo de pele e compleição física, use o bom senso e lembre-se da máxima de Oscar Wilde: “Quando uma mulher está maquiada demais, é sinal de desespero.”