Pessoas Lindas!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Preparativos - Índia


* registros sobre a viagem a Índia terão o marcador 'Índia' para consultas posteriores

A intenção é auxiliar as que futuramente viajarão para a Índia. Não sei se todas terão a mesma sorte, de serem patrocinadas pela Fundação Rotária Internacional, mas o que vale é a viagem, não é?!

É minha primeira viagem para o exterior (não, Paraguai e Argentina não contam pra mim) então resolvi compartilhar um pouco dessa experiência para auxiliar as marinheiras de primeira viagem.


Documentos
Bom, preciso deixar claro que nem tudo a fundação paga. Despesas com documentos e vacinas, são por minha conta. Não achei nada barato e agradeço aos familiares que estão me dando uma força nesse sentido. (finanças)

Passaporte
É super prático e ágil. Você entra no site da Polícia Federal clica em 'Passaporte' e preenche um cadastro, agenda seu atendimento e já imprime a lista dos documentos necessários.

Mas o serviço não é gratuito, é preciso pagar uma taxa chamado GRU (em Setembro custou R$ 160,00) e levar o comprovante no dia do atendimento.

Não é preciso mais tirar as famosas duas fotos de 5x7, atualmente você tira na hora mesmo e sem custos.

Aliás eu fiquei impressionada com a modernidade,rs, gente, sou da época que a gente carimbava os dedos para documentos, saia tudo manchado, agora é tudo na leitura óptica, um luxo.

Com os documentos e recibo em mãos, você recebe o protocolo. Em cinco dias fica pronto, é só buscar.

Detalhe: na época eu estava sem CPF, havia pedido a segunda via (que custa R$ 5,50 e você pode encomendar no Correio, chega em 15 dias) mas basta ter o número ou cópia e tudo certo.

Lembrem-se de irem bem maquiadas e com roupa bacana, afinal precisa sair bem na foto!


Vacinas

Alguns países pedem uma Carteira Internacional de Vacinação para o turista entrar no país. No caso da Índia, é preciso ter a de Febre Amarela.

Mais uma ótima surpresa: a praticidade! Basta entrar no site da Anvisa clica em 'Orientações ao Viajante' e faça o cadastro com seus dados. Isso agiliza o atendimento para a emissão da Carteira Internacional e tem dicas super bacanas de países, costumes, saúde e orientações aos viajantes.

A vacina de Febre Amarela é oferecida gratuitamente em qualquer Posto de Saúde, bem como Rubéola,Sarampo, Hepatite B, Tétano. Não custa nada e previne muito!
Aconselho todas vocês e colocarem em dia, vocês recebem uma Carteira Nacional de Vacinação do Adulto e ficam em dia com a saúde e o sistema. Sim, o Brasil é um dos únicos países - senão o único - que tem um avançado sistema integrado e informatizado de Saúde. Em um clique, qualquer pessoa da área da saúde pode acessar nosso histórico de vacinas e prioridades médicas (tipo sanguíneo, alergias, etc.) Obra do José Serra, ponto pra ele.

A Carteira Internacional de Vacina

Ela só pode ser adquirida pessoalmente, em um posto da ANVISA. Em aeroportos internacionais tem uma sala da Anvisa só para isso, eles atendem de 2ª a 6ª em horário comercial, no próprio site tem informações sobre isso. Mas lembrem-se: apenas em aeroportos com escalas internacionais. Na hora do embarque é possível tirar a carteira, mas não dá pra arriscar né... eu fui para Maringá-PR conseguir a minha e fui super bem atendida por um simpático senhor. Tudo gratuito.


Seguro de Viagem

Algumas agências só vedem passagem mediante passaporte e seguro de viagem. É bacana ter essa proteção que vai desde acidentes até traslado do corpo. Cada agência tem uma dica sobre isso, consulte a sua. Os valores geralmente são em dólares, cotação do dia. Gastei cerca de 246 dólares no meu, cobrindo 45 dias de viagem - eles sempre colocam uns dias a mais.


Visto

Cada país tem suas orientações. No caso da Índia é bem tranquilo, dá pra pedir o visto até por sedex. Mas o preço é salgado... em torno de R$ 185,00.
-------
Nem tudo são flores...
É comum ter reações após as vacinas. Algumas pessoas têm febre, dor muscular e um mal estar que pode durar de dois dias a uma semana. Depende de cada organismo, é pessoal.
No meu caso, eu estava com a carteira completa desde 2004.
Mas em pesquisas pela net, achei importante também me prevenir contra a Febre Tifóide e a Hepatite A, que ainda fazem vítimas na Índia.
Como são vacinas pouco usais, tive que pagar por elas, em clínica particular. (em Outubro, paguei 220 reais pelas duas doses, ai! )
Minha reação foi intensa,gente.
Tive febre por quatro dias e uma dor muscular que simplesmente fez com que eu cancelasse algumas aulas. Enjôo e um sabor amargo constante na boca,que durou três dias.
Depois de uma semana, me senti melhor, a dor muscular havia sarado, mas me deu uma gripe, me senti com a resistência baixa.
Pensa nisso: tem vacinas que agem no corpo durante dez, cinco anos...imagina a química que o corpo recebe hein?!
Agora estou melhor, mas a dica é: quando forem viajar, tomem as vacinas pelo menos uns dois meses antes, para estar melhor na data do embarque.
----
aos poucos conto mais...