Pessoas Lindas!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Estilos de Dança - por Salomé

Por Salomé

Este artigo descreve as características básicas de terminologia de estilos, que devem ser conhecidos por uma bailarina profissional.
Compreende a diferença de estilo maior exposição à dança oriental, que muitas vezes leva à consciência da diversidade dentro do nosso estilo de gênero e de danças folclóricas do Oriente Médio.
Compreensivelmente, os rótulos inconsistentes, as mensagens visuais e informações contraditórias podem deixar uma pessoa confusa.
No entanto, por representar a si mesma como uma profissional, o público vai olhar para você como uma autoridade. Você será chamada a responder perguntas do estilo por seus pares, platéia, estudantes, em conversa com o público em geral e da imprensa.
Para começar, ganho de familiaridade com a terminologia que acompanha a dança, e estude muito sobre tudoo que se refere ao Oriente Medio.
Links serão fornecidos quando possível, para posterior pesquisa.

Dança Popular
A dança popular é um estilo de dança que se originou entre pessoas comuns e tradicionais de sua cultura, comunidade ou país. Exemplos incluem Raks Baladi, Raks Assaya al, Raks Shemadan al, Schikhatt, Guedra, Debke e Raks Al Nashaar.
O desempenho da arte é uma forma de arte teatral, geralmente em uma fase que caracteriza a atividade / obras de um artista.
Exemplos incluem Raks Sharki, Oryantal Tansi, Belly Dance, Fusion e American Tribal Style. ’Raks’ ou ‘Raqs’ traduz a dança e é usada em conjunto com uma etiqueta ‘estilo’ de dança, por exemplo, Raks Baladi ou Raks Sharki.

American Tribal Style (ATS) - é uma fusão de dança moderna de fantasia que foi criada por Jamila Salimpour em 1968, San Francisco, CA. Elementos atuais incluem; figurino que mistura do Oriente Médio, Ásia Central e Oriente; roupas indianas e acessórios, que varia de música tradicional e contemporânea do Oriente Médio para techno e trance club, os movimentos de dança que dominam são braços estilizados, o trabalho de ondulações de quadril e tronco.
ATS é normalmente realizada como uma dança de grupo em uma improvisação altamente estruturado.

Cabaret Belly Dance – originalmente, um cabaré é um local que tem uma série de actos, como dançarinas ou cantores. O termo dança do ventre cabaré surgiu na década de 1960 para rotular o estilo de dança executada por dançarinos americanos no Oriente Médio casas noturnas de São Francisco, Los Angeles e Nova York.

Debke kee ou Dabke - é a dança folclórica nacional do Líbano. A dança é executada em um semi-círculo com os participantes de mãos dadas. O tronco é mantido ereto e as pernas / pés estão ativos. Os participantes podem fazer passos fortes e marcados a frente, passos simples progressivos, dobram o joelho repetidas vezes, um salto combinado e pontapé e à marcação de um padrão rítmico, com o pé. A Liderança da dança vai para a dançarina mais talentosos e experientes do grupo (usualmente quem fica na ponta do semi circulo).
O líder começa por obter a linha de dançarinos movendo-se em uma simples linha com o ritmo. Em seguida, ele irá adicionar floreios à forma simples, talvez, com saltos e voltas rápidas. Ele pode dissociar do chefe da linha para cima e para baixo o debke, executando passos sozinho ou desafiar os indivíduos em uma dança fora. É feito por ambos os sexos, apenas as mulheres, apenas homens, ou as linhas mistas, dependendo da tradição local. A fantasia é anexado a uma apresentação de artistas quando ele ou ela toma liberdades com uma forma de dança étnica. Talvez o movimento de balé e de expressão dominam fortemente, ou uma dança cigana é executada com base na imaginação artistas.

Fusion- indica quando um ou mais estilos de dança foram misturados. Isso poderia ser Flamenco / América Oriental, / Oriental ou Africano / Oriental ... rótulos/nomes muitas vezes acompanham os estilos de fusão. Por exemplo, os afro-Belly para indicar Africano dança e dança do ventre.

Ghawazee zee WAH - refere-se aos descendentes de ciganos ou ciganos que migraram para o Egito há 350 anos atrás. O Ghawazee são conhecidos como dançarinos profissionais, entretendo as festas ao ar livre das classes mais baixas. Comuns em circulação são oscilações quadril enorme, shimmies em camadas mais mascaçõres de quadril com outros movimentos, shimmies ombro, rotações e pisadas com o pé para enfatizar os acentos na música, giros de cabeça ocasionais, costas curvas e algum trabalho de chão.
Música Ghawazee é ‘orgânico’ no som, utilizando instrumentos como o Mizmar e rebab com a tabla, o alcatrão, e snujs para percussão.

Guedra - pertence ao povos tuaregues do deserto do Saara. O ato guedra é um ritual de bênção feita para dar energia positiva, paz e amor espiritual a todos os presentes. A própria palavra tem vários significados: caldeirão / panela, o tambor em que o ritmo é tocado, a artista feminina do ritual e o ritual em si. *em breve artigo especifico sobre Guedra.

Hagallah (pronuncia-HA - gal - la) - refere-se à música, dança e bailarina. Originalmente da Líbia, que é realizado por povos beduínos do oeste do Egito, muitas vezes em festas de casamento. A dançarina pesadamente velada produz shimmies constantes durante a caminhada e por diferentes direções, para uma fila de homens que batem palmas e cantam em uníssono um canto chamado Keffafeen, que também é o nome de um homem a quem a bailarina se dirige- noivo, par, escolhido. O dançarino pode ser titular de uma vara pequena ou lenço na mão, cuja outra extremidade é captado pelo homem que ela escolhe para fora quando ela dança em torno dela. Este poderia ser um homem que lhe dá uma pulseira como uma espécie de proposta, mas que poderia facilmente ser seu irmão. O canto do Kaffafeen refere-se à vinda de idade da menina fazendo o Hagalla. (união, casamento, rito de passagem).

Melaya Leff (pronunciado me LAY LEF uh) - é uma dança alegre e um tanto petulante. Há duas versões ligeiramente diferentes, uma do Cairo e outra de Alexandria, no Egito. A Melaya é um envoltório de lã grande preto usado por il-bint beled (filhas do país). O Melaya pode ser puxado apertado, enrolado e desembrulhado para exibir uma figura do sexo feminino. A dançarina muitas vezes usa um apertado, vestido curto e saltos altos. O Melaya é acondicionada em torno de seu corpo e ela faz um grande show de acondicionamento e de abrir a Melaya, enquanto masca chiclete e dá pequenos pulos.

Raks Assaya - é dança do bastão em modo feminino, feito em imitação de um encantador e divertido do homem dança Tahtiyb (pronuncia-se "tah TEEB"). Tahtiyb é uma dança de artes marciais em que os homens decretam a lutar com varas longas. Ambas as danças provenientes da região sul do Egito, também conhecida como Alto Egito ou o Said.

Raks Baladi, Beledi, Beledy ou Balady - é a dança solo da mulher egípcia. Variantes de que são originárias as partes do norte da África e do Oriente Médio. Raks baladi não é visto como o desempenho, mas como uma atividade social / comemorativos que as mulheres têm em casa e em festas, casamentos, em particular. A dança é uma forma mais básica de Raks Sharki egípcia, mais parado, com os movimentos de quadril a ser predominantes. Em aparte, o baladi palavra traduz para o país, como em meu país, minha cidade natal. No baladi E.U. é comumente usado para rotular um ritmo egípcio cujo nome é maqsoum. No Egito, um morador da cidade sofisticados podem depreciativamente chamada de alguém (ou algo assim) baladi, como no redneck ou caipira.

Raks Al Nasha'ar - é uma dança social, feita estritamente por e para mulheres, no Golfo Pérsico. Às vezes referido como Khaleegy, Khaleeji ou Khaliji. Khaleegy meio do Golfo, em árabe e refere-se aos países da região do Golfo Pérsico. As marcas registradas desta dança são passos deslizando, jogando o cabelo lindo, e os movimentos das mãos que utilizam o vestido usado para esta dança chamada nashaar thobe.

Raks Sharki ou Raqs Sharqi - traduz a dança do Oriente, ou dança oriental. Refere-se à arte da performance da versão raks baladi e suas variantes, o que o Ocidente frequentemente associados como a dança do ventre. Raks Sharki desenvolvido principalmente no Egito, mas também no Líbano e na Turquia. Outros nomes para Raks Sharki incluir Oryantal Tansi (rótulo do turco), Oriente Médio, Médio Oriente, Médio Oriente Oriental, Oriente Próximo, dança oriental e na barriga.

Schikhatt, Shikhatt, Shakhatt ou Chikhat - é proveniente de Marrocos. É uma dança erótica feita para uma noiva em sua pré-festa de casamento. É representado por uma Sheikha (que significa conhecimento carnal com uma extensa o suficiente para ensinar aos outros) e seu grupo, todos do sexo feminino schikhatt de músicos e dançarinos. Sheikhas O objetivo é educar a noiva em como ela vai ser esperado para mover-se no leito conjugal. As mulheres da cidade marroquina tem mais usados recentemente schikhatt como uma diversão por e para si. *em breve mais artigos sobre esta dança.

Shemadan ou Shamadan (pronuncia-se "Shah dahn muh") traduz a candelabro em árabe. Raks al Shemadan refere-se à dança egípcia tradicionalmente realizados durante a procissão de casamento e recepção.

Whirling Dervish - o poeta místico Mevlana Jalal al-Din Rumi, vulgarmente conhecida como Rumi, fundou a Ordem dos dervixes rodopiando no século 13 Império Otomano. A ordem é um ramo da tradição sufi do islamismo. O ritual é feito girando para esvaziar a dançarina dervixe da sua mente consciente, e colocá-lo em transe em que o dervixe reconhece o seu relacionamento com Deus e do universo.

Referências :

Marrocos e a Casbah
Repertório companhia de dança Hagallah FAQ autoria de Marrocos
Naiilah Glossário
Shira Glossário
Jalilah Raks Sharki site
"O Líbano, País dos Cedros" por Marie Karam Khayat e Margaret Clark Keatinge
Encarta Encylapedia - Whirling Dervish