Pessoas Lindas!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Os Segredos de MJ


Não sei ao certo como escrever esse post, vou deixar fluir.
Um pouco por estar meio 'grogue' devido ao remédio fortíssimo da garganta (500 mg retardam qualquer um, ainda mais uma vegetariana alérgica até a paracetamol) mas eu precisava vir aqui escrever um pouco, precisava dessa válvula de escape tão maravilhosa que são as palavras e quero compartilhar com vocês, pois talvez alguém esteja lendo e se identifique com algo.

Um ano depois, quase tudo foi escrito sobre Michael Jackson. Lembro-me que na semana de sua morte, eu escrevi um texto para o portal da Globo de Bauru, falando especificamente sobre sua maneira de coreografar. Sim, sou trintona e acompanhei MJ quando adolescente e eu tenho até hoje o vinil 'Who's Bad'. Como bailarina, eu tinha dois ícones: Mikhail Barishinikov e Michael Jackson (por mais contraditório que isso possa parecer). E, minha grande frustração foi nunca ter conseguido fazer o 'moonwalk' (também chamado backslide).

Mas eu nunca havia escrito nada sobre ele no blog, porque ele era tão genial e eu sendo tão formiguinha ainda na dança, não saberia nem mesmo escrever sobre ele!

Mas ontem, assisti 'This is It' que a Globo exibiu com o devido respeito (legendas, sem intervalos longos, um primor) e aí tive que vir aqui falar sobre o grande segredo de MJ, que foi revelado ontem.

O sucesso, a genialidade, a originalidade, tem 'o' segredo: ele não sabia ser menos, em nenhum instante.
Ele entendia desde a técnica da iluminação, aos efeitos sonoros, a nota de cada instrumento a ser tocado, concepção cênica e fazia questão de que as coisas ficassem do seu jeito.

O mais impressionante: sem perder a doçura.


Ele não ensaia, ele dá show.
O que mais me deixou de queixo caído foi que durante todo o documentário, quando diretores e equipe pediam para ele parar, ou recomeçar de um certo ponto, ele falava com sua voz doce: "Não, eu quero fazer tudo, desde o início. Solta a música. Deus te abençôe".

O corpo de baile já ofegante, e ele zerado, dando tudo de si. Diretor falando com ele, ele continuava cantando, dançando e propondo idéias sobre luz, uma nota mais prolongada, um efeito de cena.

E o 'Deus te abençôe' era quase um 'meu filho, eu sei o que estou fazendo e te perdôo por ser tão lerdo e não me acompanhar. Mas vamos, porque EU quero assim.'

Gente, eu como diretora artística teria que nascer mais 30 vezes até chegar a essa calma.

Foi a melhor lição que Michael me deixou.
Quando você sabe o que quer, não precisa mostrar isso no grito, nem na força.
Ao invés de praguejar, diga 'Deus te abençôe'.

(momento zen,né?! mas ele conseguia!)

Teve uma cena que ele insistiu para utilizar um efeito de luz, e ao perceber que a equipe estava reticente, ele soltou um 'Eu sei que você pode. Deus te abençôe'. O cara foi lá e fez. MJ não sorriu, não agradeceu, apenas seguiu cantando.

Ele era generoso.
A cena dele pedindo para a guitarrista prolongar a nota e roubar a cena foi emocionante. Ele disse: 'É o seu momento, você deve brilhar!'. Um, astro do tamanho dele, pegando pela mão a guitarrista e levando ao centro do palco, e mostrando com a voz, como deveria soar a guitarra, foi de arrepiar.



Resumindo, os segredos:
-Disciplina;
-Assertividade no trato com as pessoas;
-Generosidade;
-Conhecimento pleno da estrutura de um espetáculo e do potencial de sua equipe;
-Criatividade;
-Concentração;
-Dar tudo de si, o tempo todo.


E o respeito de todos para com ele, merecido.
Eles o chamavam de 'MJ'.
Eu o chamo de GÊNIO.

Aqui, um pequeno trecho, no qual ele interrompe o diretor e os músicos para falar sobre a necessidade do efeito de luz num determinado ponto da música.
Reparem como ele sai falando e sem se dar conta começa a cantar e a dançar, e o restante da equipe sai de cena.
No final do vídeo, a luz que ele tanto queria surge. E vocês vão ver como isso faz toda a diferença.
MJ, por isso você não está mais entre nós. Você atingiu sua perfeição.