Pessoas Lindas!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Das Lições de Heathcliff


'Heathcliff', o personagem central de 'O Morro dos Ventos Uivantes',consagrado como um dos romances mais importantes da literatura inglesa e mundial.
Para poder publicar, a autora Emily Bronte utilizou um pseudônimo masculino. Em 1847!
Ela morreu em 1848, com apenas trinta anos, sem sequer imaginar que chegaria a ser considerada uma grande escritora e que seu livro seria referência na Literatura Mundial e adaptado ao cinema e teatro em várias versões.

Eu tinha 14 anos quando li pela primeira vez. Foi uma cena que não me esqueço: entrei na biblioteca e pedi pra secretária: 'Você tem 'O Morro dos Ventos Uivantes?' e ela muito lentamente me disse: 'Ah, deve ter, não sei onde está mas veja na seção de Romance.' Então, meu professor de Sociologia - o maestro Pedro Salla, me disse: 'É só prestar atenção e quando ouvir um som de 'uuuuu...uuuu' você vai encontrar o livro!'
Parece bobo, mas foi tão mágico aquele momento! Primeiro porque era a primeira vez que via meu professor fazer uma brincadeira, e segundo, ainda hoje me lembro do som dele imitando o vento.

Eu quis ler esse livro porque na época havia uma matéria sobre ele no Estadão. Sempre fui caxias pra livros e música, queria saber tudo, de todos.

Ao ler o livro, tive o meu primeiro amor: Heathcliff.
Até então, minha vida era o ballet, as músicas clássicas e livros mil. Mas nada foi tão arrebatador quanto o amor de Heathcliff por Cathy.

Eu queria um amor assim!


Por mais que ele fosse tão severo e 'mau'- segundo uns, com quem ele amava era leal, amoroso e pleno.

Eu anotava suas frases mais marcantes em um caderno - e lamento muito tê-lo jogado.

'Eu só me irrito com quem eu quero' foi a primeira grande lição, já no início do livro.
Ou, dependendo da versão traduzida: 'Só me irritam aqueles a quem eu permito'. Dá no mesmo.

Aprendi com Heathcliff que:
- as pessoas fazem com a gente o que a gente deixa;
- por mais que falem de você, não perca a sua calma - a não ser que você queira-;
- quando alguém cuida de você, você deve protegê-lo e ser leal, não importa o que aconteça;

- quando você se importa com alguém, diga isso. quando você não gosta de alguém, deixe isso claro também;
- a gente deve ter por perto apenas quem nos faça bem;
- quando a gente ama, a gente faz tudo por essa pessoa;
- quando a gente ama, demonstra isso em ações, gestos e palavras;
- quando você sabe que a outra pessoa te ama, faz tudo por ela - mesmo que ela não queira;
- se você tem um temperamento forte ou péssimo gênio, assuma isso. isso não te faz pior ou melhor do que ninguém;
- se você ama realmente alguém, esse amor o preenche pela vida afora.
- quando temos alguém que amamos e o perdemos, fazemos de tudo para encontrá-lo!


Em muitos momentos eu recorri ao livro pensando 'O que Heathcliff faria nessa situação?'
'O Morro dos Ventos Uivantes' foi meu primeiro guia. É o meu 'primeiro' livro preferido.
Perdi a conta de quantas vezes reli o livro. Sei que pelo menos uma vez por ano eu releio.
E me apaixono novamente por Heathcliff.

Talvez isso explique meu 'tombo' (não é queda, é tombo mesmo!) pelo Ralph Fiennes. Ele foi o 'Heathcliff' que mais amei, no cinema! De todas as versões, ele é soberano.

E hoje, enquanto eu resolvia algumas coisas do trabalho, me peguei cantarolando a trilha do filme, e me lembrei da incrível atuação do Ralph, e peguei meu exemplar empoeirado e fiquei morrendo de saudade desse tempo bom que era ter 14 anos...

*Trecho que SEMPRE me faz chorar, do filme. Dá-lhe Ralph Fiennes! MUSO!!






-------
*Dedico esse post para uma querida! Acho que ela ama tanto os livros quanto eu! Ket!