Pessoas Lindas!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Motivos

Tái o (mau) exemplo, os motivos pelos quais eu fiz o post abaixo.
Há de se educar, platéia!




UM POUCO SOBRE 'TEREZINHA'
* 'TEREZINHA'
foi a performance que dancei, junto a 03 convidados baseado na letra da música de Chico Buarque.
* Foi apresentada no Festival do meu estúdio Mosaico das Artes, cujo tema foi 'A Era do Rádio' e homenageou os 60 anos da rádio difusora de minha cidade.
* Foram apresentadas danças, performances e esse teatro 'Teresinha' baseado nas músicas que foram sucesso nas paradas musicais dos últimos 60 anos.

INSPIRAÇÃO
Apesar de concordar com meu marido, que diz que ''A Arte não tem função explicativa'' queria falar um pouco sobre esse número com vocês.

Eu me inspirei na canção de Chico, que fez muito sucesso no início dos anos 80 e ficou marcada pela interpretação de Maria Bethânia, ganhando até uma paródia hilária no antigo 'Os Trapalhões'.

Eu decidi usar a versão de Zizi Possi, justamente para 'tirar' da memória do público qualquer relação com os já citados.

Essa música eu conheci ainda pequena, 11,12 anos porque meu pai ouvia muito. E eu ficava tentando entender porque essa 'Terezinha' era tão diferente da outra, a 'Terezinha de Jesus'.
Lembram?
''Terezinha de Jesus, de uma queda foi ao chão, acudiram 03 cavaleiros, que a Tereza deu a mão...'

COMPOSIÇÃO DA PERSONAGEM

Eu realmente 'entrei' na viagem, tracei um 'mapa emocional' dessa Terezinha que se envolve com 03 tipos (romântico meloso, o cafajeste, o misterioso).

Pensei em usar um vestido de festa chique, vermelho - e todas as intenções simbólicas dessa cor - e convidei 03 'meninos' que tem um nome relacionado a dança e arte em minha cidade.
Eu adoraria que todos fossem bailarinos, mas por aqui no interior é realmente difícil encontrar homens que dançam.

Então convidei o Diego - que fez 'o primeiro' - e ele é um B-Boy. Dança muito! Dança rap, street e tudo o que a cultura das danças de rua abarcam.

André, fez 'o segundo'. Ele é 'o' Bailarino. Formação clássica mesmo, na renomada 'Escalada Ballet' de Araçatuba-SP; fez parte da Holy Company e ja foi aluno de nosso estúdio. Bom, eu sempre fui fã dele, e mal conseguia falar com ele, quanto mais dançar! Foi fantástico ver a entrega dele, o personagem e fazer parte disso.

Jhonatan, 'o terceiro' é vocalista, de uma Banda chamada 'Parplen' que vem despontando em minha cidade e região. O vídeo não mostra, mas pelos gritos da platéia vocês podem imaginar a beleza do menino.

Unir esses três tipos tão diferentes, com histórias emocionais diferentes, com a estrutura do corpo tão diferenciada para a dança, só me deu a possibilidade de fazer um 'teatro', uma performance em que eu pudesse ilustrar a música através de nossos corpos e entrega.

'Terezinha' tem uma linguagem muito forte. Para mim, toda mulher tem um pouco dela, e todo homem tem um pouco dos '03'.
Começo com um vestido vermelho, descalça, descabelada, maquiagem borrada, como num fim de festa. Uma mulher linda por fora, mas desestruturada por dentro.

Pensei na realidade de muitas mulheres que passam pelo processo de auto descoberta através de seus pares.
Dos enganos e acertos que cercam todas nós.
Desde a necessidade de ser amada, passando pela recusa, entrega,submissão.
Fui ao extremo retratando a violência que alguns 'relacionamentos' têm, até o desamor.

Utilizei o casaco como elemento de cena, lembrando da 'Pele de Foca' do conto da Clarissa Pinkola Estés e seu livro guia das mulheres selvagens 'Mulheres que Correm com os Lobos', e quando o 'segundo' me arranca a minha pele de foca, o 'terceiro' com seus gestos e abraços se torna a minha própria pele.

A pose final foi pensada assim, os '03' ''colados'' em mim, como se fizessem parte da pele que compõem essa mulher que se tornou 'Terezinha'.
E os 03, se tornam 04 com Terezinha e todos se tornam apenas 'um', revelando que não é preciso de homens ou encontros para que Terezinha se torne plena.

Viajei?
Sim. E esse é o grande barato da arte.
;)