Pessoas Lindas!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Quando a Música 'engole' a Bailarina (Pré-Seleção)




Encontrei a versão de 'Aziza', de quase 12 minutos.
Foi essa música que dancei para a Banca, na Pré-Seleção.

1- Quando começou, eu fiquei toda feliz, porque, oras, quem não conhece 'Aziza' né?!
MAS conforme a coisa andava eu percebi que não era a versão 'editada' a qual eu estava acostumada.

2- Há consensos sobre o que fazer nos solos de instrumentos mas, e quando um quanoon se repete muuitas vezes? como ser dinâmica na dança?

3- Fôlego. A gente NUNCA dança uma música de 10,12 minutos nos estudos. Ou dança?
Porque eu NÃO costumava fazer isso. Pegava uma de 7,8 no máximo e me dava por satisfeita. Treinava sequências e imaginava que estas caberiam no meu improviso em qualquer música.
MAS essa não é qualquer música.
Por mais que estejamos acostumadas aos treinos com dança, somente a dança não nos confere uma resistência cardio-respiratória de respeito em momentos assim. A percussão do final eu mal conseguia me mexer, faltava-me o ar, mesmo.
Dica: caminhada, corrida ou natação.

A somatória Banca de 25 bailarinas +
emoção +
ansiedade +
ver Jade MARAVILHOSA logo que entrei em cena +
cara de bosta de duas bailarinas *** e *** *******
(tenho CERTEZA de que o Habib elege duas bailarinas pra ficar com cara de bosta, só pra ver se vão desestruturar as candidatas, preciso perguntar isso para ele)
+ falta de fôlego =
Apresentação Sofrível.

4- Ainda não pude ir a SP ver as fichas de avaliação, mas quero muito saber o que a banca pensou da minha dança, quero aprender com as dicas e observações.

5- O desafio maior é ter criatividade e repertório de movimentos, pois uma música de 12 minutos EXIGE isso da bailarina.

Eu não estava pronta, não naquele dia.

Não há sensação pior do que sentir que a música não foi aliada, me engoliu e venceu.
A Música deve ser sempre e sempre nossa amiga, mestra, nossa pulsação e respiração.

Ao dançar para a Banca, além de todos os preparos técnicos, estéticos e emocionais, é fundamental o repertório para tornar a música a estrela principal - a bailarina apenas a representa em seu corpo e emoção, lembrando do '' tripé técnica + estética + emoção.'' (do livro 'Direção e Prepração Artística, de Jorge Sabongi).

Eu tenho recebido muitos e-mails pedindo dicas para a Pré-Seleção.
Tudo o que eu escrevesse aqui ainda assim soaria superficial, pois é um processo que envolve muitos fatores.
As maiores dicas que posso dar são:

- TREINE músicas clássicas grandiosas - em duração e melodia;

-Faça os CURSOS de Direção e Preparação Artistica de Jorge Sabongi e leia o livro homônimo;

- Ao invés de gastar em workshops, faça AULAS PARTICULARES com Bailarinas da Casa. Eu indico Aziza, Kahina, Juli e Jade. Aziza em especial, porque foi minha professora e até então eu nunca tinha visto alguém tão zelosa, profissional e didática quanto ela.

- Lembre-se de que no HARÉM o público - Banca - fica disposto em círculo, então nada de dançar somente em uma direção e espaço. Bóra treinar deslocamentos, esquecer de espelho e aprender sobre posicionamento cênico e uso do espaço - temas que Habib ensina no curso.

***E para quem quiser já começar a treinar pelo desafio, AQUI tem a versão de 'Aziza' que caiu na minha banca.

E para quem quiser estudar mais, na Loja do site eu vendo Kit's de cd's das músicas sugeridas para estudo, tanto da Banca da Pré quanto do Selo de Qualidade, são músicas que eu gravei seguindo as dicas dos sites, é um acervo que todas que pretendem prestar deveriam ter, para ajudar nos estudos e preparar para as apresentações.

Sucesso à todas!