Pessoas Lindas!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Cabelo como Instrumento de Transformação


É raro ver uma Bellydancer de cabelos curtos.
Imagens e registros antigos usualmente retratam a Bailarina de Dança do Ventre com longos cabelos. Aliás, quase toda bailarina tem cabelos longos, ainda que presos no coque do Ballet.

Já tive muitas alunas que sofreram horrores com a decisão de cortar ou não o cabelo, eu mesma todo final de ano peço ao Tupete - meu cabeleleiro - pra tosar tudo, numa brincadeira nossa, mas ele não deixa. Por duas vezes eu mesma cortei, Joãozinho mesmo, e adorei a sensação única de liberdade e praticidade.

Mas quando a Dança do Ventre entrou de fato em minha vida, passei a adorar os fios longos, e o ritual do corte de todo fim de ano é para cuidar, fortalecer e curtir o verão infernal da minha cidade. Mas, Joãzinho nunca mais - pelo menos até eu decidir e aceitar as broncas do marido e conseguir me ver no espelho dançando sem meus fios e utilizando outros movimentos para a minha dança. Sim, porque cabelo também dança e á uma delícia aquele momento em que podemos fazer um Khaleege, dar giros em que os fios parecem se desprender da cabeça ou passar a mão pelos fios fazendo um charme.

No fundo, nós sabemos que o assunto não é tão simples assim.

Mais do que estar na moda, mais do que ser bailarina, o cabelo remete a uma interna e poderosa questão em todo ser humano. Não é algo só entre mulheres.

SIMBOLOGIA
De maneira resumida: Representa principalmente força e poder.
Na antiguidade, cabelos longos e soltos eram um símbolo de liberdade e nobreza entre os homens.
Nas mitologias grega e hindu, as divindades mais terríveis sempre foram representadas com cabelos enormes e despenteados.
Para as mulheres da Idade Média, não cortar os cabelos era uma demonstração de castidade.
No Tibete e na Índia, os monges cortam os cabelos em sinal de devoção e humildade.
Raspar a cabeça também faz parte de muitos rituais de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé.
Entre os Sikh*, o cabelo representa o emblema mais visível de sua fé, e os homens não os cortam. *irei escrever um post especial sobre eles, tive a oportunidade de conviver com um Sikh em minha viagem para a índia e esse povo merece um post dedicado somente à eles.
Na Índia, as mulheres tinham verdadeiro pudor em expor seu cabelo, elas o faziam somente em ocasiões especiais.

A cor dos cabelos também apresenta valor simbólico:
*cabelos dourados levam o simbolismo do sol, a luz e bondade;
*cabelos brancos - eternidade e sabedoria;
*cabelos vermelhos - feitiçaria, forças ocultas, maldade;
*cabelos castanhos/pretos - força e mistério;
*cabelos esverdeados - têm a ver com o mar, água.

''São considerados fonte de poder mágico ou de mana e por isso, o ato de cortar os cabelos e sacrificá-los significa frequentemente um renunciar e um renascer.

O corte do cabelo é frequentemente associado a um escalpo do ser humano, o que equivale a mudança de pele da serpente, um símbolo de transformação e desde a antiguidade o corte de cabelo estava ligado à consagração nos ritos de iniciação onde o sacrifício dos cabelos nos templos das deusas da lua, correspondia a uma evolução da prostituição sagrada, o seu simbolismo era de que entregando os cabelos, a mulher entregava o feminino à deusa.

Anéis de cacho de cabelo guardados como lembrança, são tidos como amuletos que ligam uma pessoa a outra. Pela teoria da magia contagiosa, quem tiver de posse tanto de cabelos como de unhas humanas, pode exercer influência sobre a pessoa da qual os mesmos foram cortados.

O cabelo é com freqüência associado à força vital e ao próprio destino podendo ser considerado como uma imagem da relva, o cabelo da Terra. Na Rússia, somente às mulheres virgens era permitido que usassem uma trança grossa posto que após o casamento só poderiam usar duas tranças. A cabeleira encontra-se ainda relacionada à sensualidade e à provocação sexual.''
R.B.: Sérgio Pereira Alves by Henrique Ribeiro



PSICOLOGIA
Algumas abordagens reconhecem o corte do cabelo como um símbolo da castração.
Quando alguém corta o seu cabelo, está totalmente entregue a uma nova situação ou sentimento, por vezes essa 'entrega' pode assumir conotação de envolvimento e dedicação, ou submissão e falta de iniciativa.

Coincidência ou não, as mulheres costumam cortar o cabelo por ocasião de: pós-casamento ou noivado; gravidez ou parto; mudança de emprego ou divórcio.

É como se o ato de cortar o cabelo representasse a transgressão ou estagnação em determinados momentos.
Cortar os cabelos sugere que você está passando por uma perda de força. Alguém está tentando lhe censurar , ou você pode estar remodelando seus pensamentos e ambições e eliminando pensamentos e hábitos indesejáveis.

RITUAIS
No candomblé é feita a raspagem da cabeça em um importante ritual de iniciação.

Entre alguns povos Indígenas, há um ritual conhecido por 'Moça Nova' em que ocorre a 'pelação' - remoção do cabelo e de todos os pelos do corpo.
Vejam o registro do que acontece no ritual:

''A pelação significa renovação, mudança total. Neste caso, houve uma mudança, porque a menina já tornou-se moça, já se formou. Por isso ela tem de retirar todo o cabelo para renovar-se. Significa também a remissão das faltas cometidas pela menina durante seu período de criança.

Todo o ritual pelo qual a Moça Nova passa, de forma clara maltratando seu corpo, é encarado também como ritual de limpeza do seu corpo. Ela deve estar arrependida dos atos merecedores de reprovação e é incentivada a melhorar o comportamento, e a assumir uma postura de pessoa adulta.

Pelos relatos dos nossos informantes podemos dizer que, além de outras coisas, o que sujou o corpo da menina foi a menstruação. Tanto é assim que, ela não pode nem ver os irmãos no seu período de reclusão, para não contaminá-los.

Até hoje o processo de retirar o cabelo é arrancar com as mãos, puxando em pequenas mechas. Mas em alguns casos já se pode cortar em vez de puxar. O pai da menina é quem determina. O cabelo é guardado ao ser retirado. Depois junta-se tudo e coloca-se num só local. O cabelo não pode ser espalhado porque senão ela teria vida curta. Então, para ela ter vida longa, junta-se tudo. Ficam na cabeça uns pequenos fios para serem puxados de uma só vez. Estes são puxados junto com um grito da pessoa que está fazendo esse ritual.
Vai ter início o principal ritual da festa: a pelação. Os mais velhos começam então a retirar o cabelo da Moça Nova. Ao som dos cantos e dos tambores vão retirando as mechas e entregando ao tio ou ao avô. A Moça Nova fica ali, sentada, a sentir dor, sem gritar. Às vezes choram, mas de forma reservada.

Só devem participar da pelação as pessoas que sabem fazer isso e o fazem sem medo. Há pessoas que ficam com pena da menina porque dói muito. Essas pessoas não devem participar, porque puxam o cabelo sem convicção, sem a força suficiente, e o cabelo não sai. Ao contrário, só causa mais sofrimento à Moça Nova..

Durante a pelação, há um ritual da fala: passam a explicar as razões daquele ritual, evocando a história do seu povo. Explicam ainda que, para se tornar uma nova pessoa, para iniciar uma nova vida como adulto, é preciso que o corpo passe por esse ritual, pelo processo de dor pelo qual a Moça Nova está passando, ainda que isso represente sofrimento. Esse ritual é que vai garantir toda a limpeza do seu corpo para entrar na vida adulta.

E mais, o ritual é um cumprimento das obrigações para com as entidades sobrenaturais, que a tudo assistem. Além disso explicam-lhe como deverá ser seu comportamento a partir desse ritual, o que ela pode e não pode fazer a partir de agora e como deverá ser sua convivência no mundo dos adultos, incluindo os rapazes. Depois da festa ela vai cuidar de ganhar marido e viver sua vida, e vai criar os filhos como foi criada. Avisam-lhe que ela vai se sentir diferente, vai se sentir mulher, adulta. Hoje é castigada na dor, mas vai poder namorar, casar e talvez receber coisas piores, passar por outras dores, como a de ter o filho etc.''
by: Psicomotricidade - O Uso do Corpo



CRENÇAS

O cabelo simboliza força física e virilidade, sedução, vaidade e as virtudes e as propriedades de uma pessoa estão concentradas nos cabelos e nas unhas.

É um símbolo de instinto, de sedução feminina e atração física. Careca pode sugerir esterilidade.

Os cabelos também levam o contexto de poderes mágicos; as bruxas tinham seus cabelos raspados, como também na Bíblia, Sansão perde todo o seu poder quando os seus cachos são cortados. A lenda de Sansão nos ajuda a entender o simbolismo do cabelo na visão onírica.

Cabelos em partes diferentes do copo possuem diferentes significados: cabelos da cabeça - poderes espirituais; cabelos do corpo - poderes irracionais.


BELLYDANCERS

Nossas Divas elegeram o longo e liso como parte do personagem.
Kahina e seu vermelho fogo; Lulu e seus apliques enormes; Jade antes tinha cachos, agora tem se apresentado com os fios cada vez mais lisos... as Top da Casa de Chá usualmente tem seus fios lisos!

A segura e poderosa Esmeraldah é a única que tem andado na contramão, e apresenta seus cachos impecáveis cada vez mais lindos e bem cuidados. Malak também continua firme.











Poli e Nur usam os curtos no dia a dia, mas para a dança fazem valer o poder do longo através de apliques mais elegantes e coerentes.

Um passatempo interessante é observar as transformações das Bailarinas da Casa no link 'Antes e Depois', a principal mudança é que a maioria delas adotou o fio liso com o passar dos anos.

MODA

Atualmente, o cabelo faz parte da moda.
Eu sou do tempo que havia só Cabeleireiros.
Hoje temos hair stylist, visagista, designer de cabelos e mais um tanto de profissionais das madeixas.

Houve um período da história que o status era ter cachos, depois lisos, ondulados e atualmente um mix de temporadas definem qual deve ser o cabelo da estação - e isso passa pela cor/tom, corte, cumprimento e 'textura'.



Bastou Taís Araujo aparecer de babyliss na novela da Globo e os cachos viraram uma febre.
Tempos depois, a chapinha voltou a reinar e é raro encontrar alguém que mantenha seus cachos com muito orgulho. Aliás, Taís é a camaleoa dos cabelos, mudando de visual a cada novela.





E o que dizer de Nicole Kidman?





Eu já fiz a escova progressiva e descobri o paraíso de lavar e acordar com fios lisos, sem a necessidade de mousse, creme para pentear e etc... mas o sonho durou 8 meses e depois veio o pesadelo - todas nós sabemos que, assim como 'luzes' a progressiva faz um estrago.

Atualmente a mulher pode escolher quem vai ser, tonalizantes, tinturas e a tecnologia aliada à moda permitem isso.

Será que ainda assim é possível manter tradições ou antigos significados?

O fato é que em altos cargos, celebridades, estrelas do cinema e da dança, os fios longos e lisos imperam.

Até quando? Só o tempo vai dizer...

Mas qual mulher não se beneficiou do charme de prender o cabelo mostrando a nuca ou dar 'aquela' virada de cabeça- digna de comercial de shampoo - para conseguir seus segundos de atenção?

E qual o homem que não amaldiçoou o espelho diante do primeiro sinal da calvície?

Ah, cabelos... eles têm poder!




_____________

*link bacana para quem gosta de 'fuçar', tudo sobre cabelos!
* aguardem o post sobre os Sikh, um povo especial que conheci na Índia!

* e o que dizer dos Contos de Fadas? Rapunzel, Cachinhos Dourados...

* Amy Winehouse disse em uma entrevista que, 'quanto mais insegura mais aumentava o topete'.

*Receita para Hidratar o Cabelo - por Mulheres Indianas
Em quase todas as famílias que eu conheci na Índia, um item que usamos na cozinha era constante no banheiro! A MANTEIGA!
As mulheres da Índia passam manteiga no corpo e no cabelo....para dar aquele brilho e hidratada!
Houve uma família que me hospedou que a minha 'mãe' adotiva passou manteiga nas minhas mãos e no meu cabelo, enrolando um lenço e retirando - sem enxaguar - depois de alguns minutos. Claro que antes de dormir tomei um super banho, mas deu trabalho retirar o 'óleo' que ficou.
Nas casas mais chiques, produtos da Pantene são referência. A Pantene tem linhas de produtos específicos que eu só encontrei na Índia! São óleos para o cabelo, a base de côco. Aliás, os óleos que eu trouxe de lá são realmente diferentes, não se compara a nenhum produto do nosso mercado.
Hidratação de pele e cabelo, é com as Indianas!