Pessoas Lindas!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pela segurança de todas nós



Não tem sido fácil manter minhas escolhas de ler ou ouvir apenas o que gosto, principalmente agora gravidinha.
Que bom seria se o mundo trouxesse apenas boas notícias e nos privasse de angústias extras - além das criadas por nós mesmas.
Então vim aqui dedicar esse post a todas nós e peço humildemente que compartilhem, para nossa segurança.

Nas recentes notícias de crimes contra mulheres tem havido alguns denominadores comuns: a maioria das vítimas conhecia o criminoso. Se não diretamente, de alguma maneira o criminoso tinha acesso a rotina e dados da vítima.

Para nossa segurança:

- Por mais que seja viciante e tentador expor no twitter coisas como: 'indo para a academia', 'a caminho do trabalho', 'hoje é dia de manicure', etc e tal, lembre-se que ALGUÉM mal intencionado por estar lendo e estudando sua rotina.

- Assim como perfil do Orkut e Facebook sinalizando viagem, férias ou namorado viajou', 'marido saiu hoje com amigos' tudo isso indica sua situação e possíveis fragilidades.

O crime que mais tem ocupado os telejornais ocorreu, segundo a polícia, por um suspeito que conhecia a rotina da vítima: fazer as unhas todo sábado de manhã, com o carro do noivo, enquanto ele dormia.
Parece inocente, mas isso a matou: a rotina.

-Andar distraída ouvindo MP3 - isso pode te desligar momentaneamente de situações que poderiam indicar algo. Tente, ao menos, não ouvir o som tão alto e desligar o aparelho de vez em quando.

- Pontos de ônibus, estações de metrô muito vazias, lugares ermos, terrenos baldios - se puder, evite.

CASO ALGO ACONTEÇA, NÃO GRITE 'SOCORRO', GRITE: 'FOGO!FOGO!'

Pesquisas apontam que o pedido de socorro muitas vezes é interpretado como brincadeira ou problemas a vista. Já quando gritam 'Fogo' institivamente pessoas correm para ajudar, com medo inclusive de que ele se propague.

NÃO VÁ PARA UM SEGUNDO LUGAR.

Se o pior aconteceu: assalto, sequestro relâmpago, alguem com uma arma NÃO VÁ COM ELE PARA UM SEGUNDO LUGAR, NÃO ENTRE NO CARRO, NÃO CAMINHE COM ELE.

Pesquisas demonstraram que, infelizmente, quando a vítima ai para um segundo local a mercê do criminoso, é morte na certa.

Por mais que orientem a não reagir, é preciso, acredite: GRITE, OLHO NOS OLHOS, PEÇA AJUDA, TENTE SAIR DALI.

Muitos presidiários contaram em entrevistas que desistiam das vítimas que 'davam trabalho', segundo eles chamando a atenção. Eles preferem as submissas e obedientes.

UTILIZE ACESSÓRIOS COMO ARMA DE DEFESA
Chaves, presilhas em forma de ponta ou dentes, salto alto, dentes,cabeça, mãos, cotovelos, joelhos, pés.

OS PONTOS FRACOS DO INIMIGO
Olhos, nariz, queixo, garganta, órgãos genitais, joelhos, peito dos pés são pontos frágeis em qualquer homem.

LEMBRE-SE:
* Não ter vergonha de parecer medrosa: ao sentir-se perseguida na rua, entrar no primeiro estabelecimento que encontrar;

*No trânsito, evitar estar em um dos primeiros carros da fila à esquerda, os preferidos pelos assaltantes;

*Travar imediatamente todas as portas do carro. Para um bandido, é mais seguro esperar uma mulher entrar no carro, para então abordá-la, entrando pelas portas traseiras;

*Sempre que estiver em um ambiente novo, como um novo caminho ou a nova escola dos filhos, ficar atenta às possíveis ameaças do lugar.


Há muitos CURSOS DE DEFESA PESSOAL e LIVROS sobre o tema.
A seguir o link de um livro, cujas dicas desse post constam lá: Guia de Autodefesa para Mulheres Espertas.



É natural sentir medo, mas NÃO DEMONSTRE. NÃO FAÇA O JOGO DO AGRESSOR/CRIMINOSO.

Muitas pesquisas apontam que quando o criminoso encontra uma vítima que não o teme, ele desiste da ação - o jogo de poder torna-se falho.

QUANDO PEGAR TÁXI OU ESTIVER NO TRANSPORTE COLETIVO E SENTIR ALGUMA SENSAÇÃO SUSPEITA utilize o celular - se estiver sem bateria ou créditos, FINJA - e fale pra pessoa onde está, que chegará em breve e diga: 'ÓTIMO QUE TODOS VOCÊS ESTÃO ME ESPERANDO, JÁ ESTOU A CAMINHO.'

E LEMBRE-SE DE CONFIAR NO UNIVERSO.

Trace um círculo de luz em volta de ti todos os dias antes de sair de casa, envolva também sua casa, sua família em boas vibrações e pense somente em positividade.

Ficar preocupada ou paranóica pode atrair coisas ruins. Mas ter cuidado e zelo é sempre fundamental.

Um beijo para todas!