Pessoas Lindas!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Modelo de Contrato para Bailarinas


Há algum tempo recebo e-mails de bellydancers sugerindo esse post. Mas enquanto eu mesma não colocava em prática, não me atrevi a escrever, seria incoerente com minha postura não fazer o que faço/falo/escrevo!

Com meu estúdio - que completa 2 anos de funcionamento agora em Abril - comecei a colocar no papel maneiras organizadas e sérias de trabalhar em shows e workshops, e tem dado certo!

Por isso, depois de testado e aprovado, coloco à disposição de vocês.


IMPORTANTE:


 - Os itens foram elaborados pensando no mercado da região em que moro - interior de SP-Região Noroeste;
 - Pode ser utilizado tanto para pessoa física quanto jurídica;
 - Pesquise os valores de sua região de atuação para equiparar às demais prestadoras de serviço. Valorize sua atuação, cobre o valor justo e viável e colabore para a manutenção do nosso segmento de Dança.;
- Este modelo tem funcionado para MIM e MINHA EQUIPE, portanto é interessante que cada uma de vocês modifique os itens e conteúdos de acordo com SUA REGIÃO, SEU ESTILO DE TRABALHO e faça adaptações que julgue necessárias, é apenas um roteiro.
- Envie anexado ao contrato uma NOTA PROMISSÓRIA com os dados do contratante e valores combinados, peça para que ele assine também essa promissória e a devolva - isso lhe dará o direito de protestar formalmente caso alguma parte do termo não seja cumprida.

* Caso você seja pessoa física - não tem CNPJ, registre-se no ISS da Prefeitura de sua cidade, como 'Autônoma' você paga uma simbólica taxa mensal e pode emitir recibos utilizando o seu CPF.
(mais detalhes serão descritos no livro a ser lançado, em breve!)

COMO FUNCIONA:

Ao receber a proposta de show/curso você deve enviar ao contratante - a pessoa que vai pagar pelo seu trabalho - o TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (CONTRATO) (pode ser via mail, fax ou pessoalmente). Estando o contratante de acordo, ele deve assinar e cada um fica com uma cópia.
Se todos os contatos forem via mail, faça a troca de papéis por fax - mas lembre-se de xerocar, porque as folhas de fax se apagam com o tempo.
Não permita que o contato seja apenas virtual - exija um telefone, endereço e confira esses dados.
Caso você não tenha uma Assessoria ou Secretária, peça para algum Homem fechar o negócio - é arriscado uma mulher, no nosso caso bailarina fechar negócio com quem não conhecemos.

CUMPRA A SUA PARTE

Seja pontual, faça um show/curso de qualidade, ofereça oportunidades de tirar dúvidas ou contato posterior dando feedback, seja profissional no trato com todos, postura, imagem e prestação de serviços.

Leve o recibo pronto, assim que receber o pagamento combinado, entregue o recibo ao contratante, mesmo que ele não queira.

___________________________________________________________

TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS





 PARA CONTRATAR:
Reservar data (checar disponibilidade da agenda); preferencialmente as Sextas, Sabados ou Domingos;

Depositar o sinal no valor de R$ ---- (---- reais) para reserva de data (este valor será ressarcido no dia do workshop, se o mesmo for efetuado) CASO O WORKSHOP/SHOW SEJA CANCELADO OU HOUVER MUDANÇA DE DATA ESTE VALOR NÃO SERÁ RESSARCIDO, SOB NENHUMA HIPÓTESE. Se o contratante quiser uma nova data, deverá pagar outra reserva.

*  Preencher e enviar via fax ou correio este termo de prestação de serviços (o mesmo sera enviado ao Contratante após a reserva da data);

*  Enviar a relação de alunas inscritas por e-mail até tres dias antes do workshop para confecção e assinatura dos Certificados;

*  Depositar 50% do valor do workshop no prazo máximo de 03 dias antes do mesmo;

*  Pagar os 50% restantes momentos antes do inicio do workshop. CASO O PAGAMENTO NÃO SEJA EFETUADO, A CONTRATADA RESERVA-SE AO DIREITO DE NÃO MINISTRAR O WORKSHOP E O CONTRATANTE IRA ARCAR COM RESPONSABILIDADE JURIDICA POSTERIORMENTE.

*  No pagamento deverão estar inclusos: reserva de data; valor das inscrições (mínimo e porcentagens adicionais- caso haja-; show – caso haja)

*  PARA WORKSHOPS: necessário espaço com ventilação e luminosidade, aparelho de som (que toque Mp3) e cursos com temas específicos podem exigir aparelho de DVD ou objetos adicionais, sendo previamente acordado entre as partes.

Base de Cálculo para Workshops:
Dentro do estado de SP, região Noroeste:
- Locais distantes de SP até o máximo 700km - Mínimo de três horas de aula - mínimo de 6 alunas (R$ xx,00 por pessoa).
§   Pacote fechado: R$ xxx,00 (Workshop de 3h para 06 alunas + transporte + hospedagem – qdo necessário)

- Outros estados – transporte incluído (pode ser rodoviário ou aéreo) mais hospedagem (caso necessário, pode ser hotel ou casa do anfitrião/hostess contratante)- Mínimo de três horas de aula – mínimo de 15 alunas ( R$ xx,00 por pessoa).
§   Pacote fechado: R$ xxx,00 (Workshop com 3h para 08 alunas+ transporte + hospedagem –qdo necessário)

- Show- além do workshop, caso o contratante quiser a participação da bailarina em show, incluir o valor adicional de R$ xxx,00
*Caso haja mais alunas inscritas (alem do mínimo estipulado) - o contratante recebe 40% do valor da inscrição, por aluna adicional, (R$ xx,00 por inscrição adicional) tendo a chance de obter lucros com o workshop. Quanta mais alunas inscritas, mais o contratante pode receber.

ü  Qualquer contratação pressupõe a responsabilidade do contratante com: transporte, hospedagem, água e alimentação da contratada.

* Neste item colocar alguma observação em relação há alimentação, alergias, exigências ou observações importantes para melhor estadia e segurança.


*PARA SHOWS: necessário espaço reservado para que a bailarina possa efetuar troca de traje com * espelho grande -de corpo inteiro - e água à disposição;
 * espaço para a dança - com piso seco e sem tapetes ou itens de decoração que possam atrapalhar o desempenho do show;
 * luz que torne possível visualizar a bailarina;
 * som ambiente com capacidade e qualidade para todo o local e público presente; 
* um responsável para cuidar do som.

Os valores pré-combinados devem ser pagos até 15 minutos antes do show.

Após o show a bailarina poderá ficar no hall de entrada ou local específico para fotos pelo período de 10 minutos - apenas.
Se não estiver especificado na contratação, a bailarina se reserva ao direito de deixar o local do evento logo após a sua apresentação.

*Nosso elenco não tira fotos por mais de 10 minutos, não confrateriza com os convidados em jantares ou danças e não faz danças extras, grato pela compreensão.

Dados do Contratante:

Nome completo:
Endereço completo:
Telefone fixo:
Telefone Celular:
E-mail:
CPF:

Assinatura:______________________


Informações adicionais e duvidas poderão ser esclarecidas com:
 
Fulano de tal – Assessoria
fulanodetal@gmail.com
(xx) xxxxxxxx | celular:  (xx) xxxxxxxx |  Msn: fulanodetal@hotmail.com






____________________________________________________________________


Muitas bailarinas têm resistência a efetuar esse tipo de acordo, por não termos uma categoria reconhecida e nem um sindicato que dê suporte. Mas, ao longo desses mais de dez anos trabalhando com dança, eu posso garantir que ter um documento assinado nos auxilia em tempo integral e nos protege de eventuais danos.


A organização e método de trabalho é algo pessoal e intransferível, mas acredito que quando adotamos um procedimento, isso nos dá seriedade e retorno imediato. Tem sido assim na região em que trabalho e realizo cursos e shows.


Gostaria que todas nós pudéssemos compartilhar de um meio que respeite nossa arte e  nós mesmas.


Eu faço a minha parte exigindo e cumprindo os termos de contrato.


Quando não tinha assessoria, levava marido, primo e irmão comigo para lidar com os contratantes e sempre deu certo.
Essa formalidade me garante contato em eventos fixos de organizaçoes, clubes, prefeituras e empresas.

Claro que existem os eventos informais em que nada disso é necessário, e cada uma de nós sabe em que momento utilizar do 'papel'.

Que tal tentar?

Qualquer dúvida adicional, me escrevam!

arrudaluciana@yahoo.com.br

ps: esse texto e termo foram elaborados por mim. Por gentileza caso for divulgar em algum meio virtual CITAR OS CRÉDITOS:

Luciana Arruda - http://www.luciana-arruda.blogspot.com