Pessoas Lindas!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Inversão de Valores - Ou: Ser rígida é ser grossa?

Da dança e da vida, tudo junto a misturado.



Tudo o que sei sobre DISCIPLINA e ORGANIZAÇÃO devo à minha primeira professora de Ballet, Mariane Nakao.
Sou grata à ela por ter me ensinado os ganhos de se fazer TUDO com esmero e qualidade.
As tentativas da minha mãe nunca funcionavam (até o dia em que ela convidou uma amiga pra entrar e ver a bagunça do meu quarto) mas nos demais itens da vida, foi Mariane quem me mostrou com seu exemplo e sua rigidez os benefícios de ser impecável em tudo - pelo menos tentar.

Fiz Ballet em uma época em que era proibido entrar na aula mascando chiclete, com o cabelos em desalinho e o uniforme sujo. A higiene, o asseio e os cuidados ao vestir-se eram o primeiro passo a ser aprendido pela bailarina.

Minha professora jamais permitiu ser interrompida enquanto explicava - isso fazia com que as aulas rendessem horrores, e o silêncio e o respeito que pairavam na sala eram algo que me arrepia até hoje.

Hoje?

Alunas entram na aula falando ao celular, mascam chicletes, bala e outras gororebas de boca aberta, vem à aula com shorts curtíssimos  -quando não de jeans e dizem 'ai esqueci o uniforme' - conversam durante explicações, questionam horários e ensaios, faltam demasiado e ainda reclamam quando não repassamos as coreografias ou novidades que perderam.


Péra aí!!

Que inversão de valores é essa??

Não posso com isso não, sou da velha guarda, das antigas, do tempo em que ostentar uma fita no cabelo e quebrar o breu com a sapatilha era algo quase sagrado e venerado.

Nas MINHAS aulas eu não permito essas inversões e não tenho o menor receio em bradar isso, se necessário for, aos gritos e palavras em tom imperativo.

Ah, tá, isso é chamado de 'grosseria' para quem erra, é preciso deixar claro.
Pra você é grosseria meu bem, mas para mim é padrão de qualidade.

Acho um absurdo a aluna faltar e depois vir na maior carinha de fazer pena dizendo: 'ai, mas eu não sabia disso, ninguém me avisou.'


Então espera: temos mais 7 na turma, cada uma com seus compromissos e afazeres, a fulana falta e EU tenho a obrigação de sair avisando sobre o que perdeu? repassar tudo de novo por causa de 1 pessoa?
Sou do tempo que quando a gente faltava na escola ou qualquer outra aula, ligava pra amiga perguntando o que tinha acontecido e pedia o caderno emprestado para não ficar de fora na próxima aula.

''Ai, mas meu e-mail não abre, não recebi o que me enviou, meu computador quebrou.'

Problema é seu, não meu.

Vá a uma lan house, peça ao namorado para usar o pc por uns minutos, verifique sua caixa de spam, mas não me venha incomodar com os SEUS problemas.

Como vai ser quando você crescer e for trabalhar? 
Vai dizer para o seu chefe no meio da reunião ''ai eu não sabia?'
Sabe o que vai acontecer, meu bem? DEMITIDA.
Outra pessoa competente e organizada irá tomar o seu lugar.

Você vive esquecendo as coisas, pede emprestado e demora séculos para devolver- quando devolve - não tem cuidado com as coisas dos outros, não guarda o que usou... deixa o tempo passar baby.
Não estranhe quando as pessoas pararem de passar responsabilidades para você, ou começarem a deixar de te contar coisas, te chamar para ser destaque em algo... essa falta de cuidado, organização e capricho só levam a um lugar: o esquecimento.
As pessoas começam a associar o seu nome a alguém 'descabeçada, aérea, distraída... não confiável!'

Eu sempre falo para as minhas alunas que A DANÇA É COMO NA VIDA.
Horários, organização, empenho, dedicação, respeito, pontualidade... se você adquire esses hábitos, só tem a ajudar.
A GENTE APRENDE A SER EXCELENTE EM TUDO O QUE FAZ.

Com o  tempo, se torna hábito, o hábito se torna sua marca registrada e as pessoas confiam em você, respeitam você.


Adoro aquela pequena história de RH sobre o chefe e as frutas (autor desconhecido). Vamos relembrar?

''Um funcionário vai reclamar com o chefe porque um novato chegou e em tão pouco tempo já ganha promoções e destaque. 
O chefe não diz nada, pede apenas ao reclamão para ir na feira ao lado do escritório e cotar o preço de 30 abacaxis.
O reclamão questiona o porque, e perante o silêncio do chefe, vai, volta daqui a minutos e diz:
'Chefe, não tinha abacaxi lá.' 


O chefe diz: 'Só isso?' e o funcionário: 'Só.'


'Ok, diz o Chefe. Agora chame o novato e fique aqui, apenas observando.'


Quando o novato chega, o Chefe dá a mesma ordem: 'Vá lá na feira e cote o valor de 30 abacaxis.'
O Novato volta em 15 minutos e diz:


''Chefe, eles não tinham abacaxi, mas perguntei a previsão de entrega e os preços e eles irão me passar assim que os abacaxis forem entregues, isso será na próxima terça. 
Aí vi que tinham algumas laranjas em promoção e também carambola e kiwi. Como estas também são frutas cítricas e ácidas, decidi cotar os valores dessas também, caso o senhor se interesse. 
Já imprimi nesta folha para o Senhor e encaminhei uma cópia ao departamento de compras.
 Algo mais, Senhor?'


O Chefe deu um sorriso e disse: 'Não, muito obrigado. Pode voltar à sua função.'


Quando o novato saiu da sala, o Chefe perguntou ao outro funcionário:
''O que você estava querendo me dizer mesmo?'


O funcionário desculpou-se e saiu da sala, em completo silêncio.

Então... é assim que funciona na vida.

Muitos preferem reclamar, falar mal do outro, chamar o exigente de grosseiro e chato, mas depois não entendem porque a vida não lhes sorri ou  a sorte não os favorece.

Da Vida para a Dança:

A bailarina treina, não falta às aulas, fica em silêncio perante explicações, tira dúvidas pertinentes quando é cabido, procura superar a si mesma e não perde  tempo olhando a dança alheia.
É sempre organizada, tem tudo à mão, respeita o tempo da aula, aproveitando cada minuto e valorizando os valores que investe.
Depois de um tempo é convidada a ser solista, dar aulas, acaba se destacando no mercado.
E muitas ainda procuram 'questionar' os porquês do sucesso da outra...

Minhas dicas:
 não questione: trabalhe.
não lamente: supere.
não inveje: corra atrás - qdo perceber estará à frente-
não sinta-se perseguida: busque seu real valor e siga em frente.
não responda quando levar bronca ou correção, se isso aconteceu é porque você errou, mereceu: faça melhor da próxima vez e persista.

Organize sua agenda, anote prioridades, saiba o que irá te levar a benefícios.
Se uma mulher ainda vive fases de adolescente, como querer ser tratada como adulta?

Oscar Wilde já dizia: 'Nada pode apagar uma primeira impressão.'
Lembre-se de que tem sempre alguém olhando.
E aí, nunca se sabe quando algo mágico, ganho financeiro, apaixonante, alegre irá acontecer em nossas vidas.
Se você queima o seu filme, não há como recuperar depois. É igual remendar o rasgado, apagar a chama da vela. Sempre fica uma marca, um odor.
Vive-se uma vida tentando arrumar. Então, não estrague a chance.

Pensem nisso.