Pessoas Lindas!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Meu maior espetáculo (Relato do Parto)

Aconteceu!
Salomé chegou!

Meu maior espetáculo, a VIDA!

O parto estava marcado para 22 de Julho, mas minha filha mostrou que ela é quem manda no pedaço, e chegou na madrugada, de Sábado pro Domingo....nasceu dia 17 de Julho, às 03:12 da madruga.

Foi cesárea, porque eu pedi pra ser. Mas INFELIZMENTE cheguei a sentir as dores da contração e ter dilatação, grau 1.
Mulheres do mundo que têm filho de parto normal: PARABÉNS. VOCÊS SIM SÃO X-MEN.
Porque eu tive contrações grau 1 (pra nascer tem que chegar no mínimo grau 8 a 10) e quase tive um treco. O negócio realmente DÓI.

Quando percebi as ondas de dor aumentando em frequência e intensidade, comecei a anotar num caderninho. Não por ser organizada, mas sim por ser péssima em matemática. E com as dores, eu mal conseguia me lembrar as sequências. Reparem a letra maravilhosa conforme a sequência diminui....céus!


Registro das contrações (ó tortura sem fim!)

Eu sempre ficava preocupada se saberia caso sentisse contrações. Perguntei para várias amigas que são mães, li muito sobre o assunto, e a verdade é: VOCÊ SÓ DESCOBRE QUANDO SENTIR. E VAI DESCOBRIR, SEM NENHUMA DÚVIDA.

Me diziam que doía as costas, que a dor vinha de tal e tal direção, que era impossível andar ou sentar, e enfim, mil coisas.
Eu não senti NADA nas costas, conseguia andar- ainda que toda curvada - e não havia posição que fizesse a coisa melhorar.
São segundos de dor, mas parecem mil horas. Quando passa, é o céu. Quando voltam, o inferno! rs... mas ok.

Quando telefonei pra enfermeira que auxilia meu médico, ela disse: 'Toma um Buscopan.' Eu quase tive um piriri. Insisti: 'São realmente contrações e estão aumentanDOOOOOOOOO' sim, uma contração ocorreu enquanto eu estava no telefone com ela.
Sabem 'O Exorcista?' Então, minha voz deve ter saído daquele jeito, tipo o DEMÔNIO, daí a enfermeira mudou de idéia e falou: 'Arrume suas coisas, venha para cá, mas fica calma, a gente só vai examinar, não deve ser nada, tá?!'

Ok.
Aí lembrei: a mala da maternidade NÃO estava pronta.
Só algumas coisas minhas e da Salomé.
Mas marido tbm precisava de roupas. E mais documento, dinheiro, etcetc. Como sacar dinheiro em pleno Sábado de madrugada?
Saí ligando pros meus pais e irmãos.
Uma rede se formou e em menos de 20 minutos la estava eu de mala pronta, a caminho do portão de casa, me despedindo das cachorras quando 'PÁ!'


Um barulho 'seco' e curto. Um 'aguaceiro.'
Um ataque de riso - comecei a rir, achei engraçada a situação: eu toda trocada, da banho tomado, dizendo 'tchau' e afanando a Jolie, minha vira -lata quando minha bolsa estourou.

Meu marido disse: 'Você tá rindo por que?? SUA BOLSA ESTOUROU!! VAMOS CORRENDO PRO HOSPITAL!'
(detalhe: moro a 18km do hospital, que fica na cidade de Araçatuba-SP, onde escolhi minha equipe médica de confiança)


Em trabalho de parto, à caminho do hospital
(reparem na minha tranquilidade e na tensão do marido!)

Por incrível que pareça, ali tudo melhorou, fiquei num misto de felicidade e ansiedade extremos, porque sabia que estava chegando a hora de ver o rostinho da minha filhinha.
No percurso, fiquei brava porque o som do carro falhou, e ah! como eu precisava ouvir um Ray Charles naquele momento!

Mas deu tudo certo, fui conversando com marido, rindo juntos, lembrando dos 9 meses de espera, e ambos emocionados com o que estaria por vir.

O mais engraçado foi chegar no hospital e ver toda a equipe com a MAIOR cara de sono. Confesso que entre pediatra, meu obstetra, a enfermeira e o anestesista, eu não saberia dizer quem estava com mais cara de sono e cansaço.
O legal era ver todo mundo se preparando, meio acordados e dormidos, e eu ali, deitada só esperando.
E eles falando de futebol, do Tevez e eu toda hora lembrando o anestesista da minha alergia ao Paracetamol.

Foi muito rápido, e indolor.
Até na hora da anestesia, que todo mundo fala que é horrível, a 'Ráqui', eu fiquei de boa. Meu anestesista brincou:  'Vai doer só a agulhada' e eu respondi: 'Relaxa, tenho 9 tatuagens'.

E assim, em 10 minutos, minha filha Salomé nasceu.

Tudo o que posso TENTAR descrever sobre aquele momento:

- O choro dela inundando a sala.


- Minha voz embargada dizendo bem alto: 'BEM VINDA SALOMÉ!'


- O pediatra carregando aquela coisinha pequenina, cabeludíssima e agitada para examinar e eu tentando espiar o que acontecia.


- O pediatra trazendo ela de encontro ao meu rosto, e eu dizendo: 'Oi filha, oi Salomé' e ela parou INSTANTANEAMENTE de chorar e abriu os olhos enormes, me olhando.


 - Senti o cheiro dela, beijei e beijei seu rostinho e meu Pediatra olhou bem pra mim e disse: 'Parabéns, Está tudo bem, viu?! Ela é perfeita. Parabéns'.


- Depois ele a entregou para uma enfermeira que colocou uma pulseira de identificação e eu ainda consegui dizer: 'Por favor, não perca ela de vista'.


- Depois me lembro de pedir pra deixarem meu marido levar minhas meias pra sala de recuperação, porque eu sinto muito frio nos pés, e não queria ficar sem meia. Risos gerais na equipe, mas a meia chegou rapidinho.

Eu adormeci uns 15,20 minutos, acho e já fui direto pro quarto, onde meu marido me esperava, muito emocionado e, segundos depois, chegou Salomé, de banho tomado, cheirosa e com olhos abertos e foi direto pro meu peito, mamando como se eu e ela soubéssemos o que estávamos fazendo.

(na verdade eu não sabia, e deu tudo certo. Depois até farei um post extra sobre amamentação, para as mamães)

Coisas que lembrei e vou deixar registrado:

- O Médico é tudo, nessa hora, e depois. Nada melhor do que confiar na sua equipe. Como eu havia visitado o pediatra dias antes do parto, porque já queria estabelecer confiança, deu tudo muito certo. Para as futuras mamães é essa a dica principal: confie e deixem eles fazerem seus trabalhos. Tudo dá certo.

- O que levar na mala da maternidade? Alguns hospitais pedem, o meu não pediu nada e metade do que levei nem foi usado. Um site que sempre recomendo e me ajudou MUITO foi o Brasil Baby Center, lá tem muitas dicas.

- Parto Normal x Cesárea : eu ja havia explicado minha escolha, devido ao grande medo da episiotomia. Dizem que normal é melhor pra mãe e bebê, que depois a mulher se recupera mais rápido. Mas eu digo: pra MIM, a dor que senti devido aos pontos da cesárea nem se compara as contrações. Passar mais de 7,8 horas sentindo aquilo é algo que eu JAMAIS conseguiria. Em compensação diziam pra mim que eu ia sofrer com cesárea, que ia ser dificil levantar, ia ter reações de frio e coceira devido a morfina etc e tals...NÃO TIVE NADA DISSO. Levantei e andei de boa, não tive nenhuma reação esquisita, nem vomitos nem nada e estou aqui, 5 dias depois da cesárea, me sentindo super bem. Ainda inchada devido aos medicamentos, mas feliz da vida e nada arrependida.
E eu ainda acredito que o bebê sofre muito na espera das dilatações. Não me arrependo.
Mas também tenho consciência de que isso tudo é relativo, cada uma tem sua tolerância à dor e medicamentos, então vamos respeitar.

- Para as futuras mamães, paciência com as rotinas do hospital. Eu tive alta em dois dias, acho que normal é mais rápido ainda. Mas é UM SACO o entra e sai de enfermeiras, gente pra medicar você, trocar a criança, berçarista dando palpite e um sem fim de assina aqui, assina ali, faça isto ou aquilo. A gente ali, no soro, toda medicada e tendo que fazer mil coisas, além de amamentar o bebê. Mas faz parte, eles estão trabalhando.

- Receber visitas: eu adorei as visitas na maternidade. Apesar de estar com soro e meio grogue, a medicação deixa a gente disposta e, mais importante: sem dor. Eu levei minha necessaire e a primeira coisa que fiz foi me maquiar. É legal porque tem as enfermeiras pra ajudar e você pode receber as visitas sem dor, numa boa. Preferi no hospital, do que em casa.
Já em casa, estamos sem o excesso de medicação, adaptando-se à rotina, cuidando dos pontos, fica dificil rir, tossir, espirrar, sentar e levantar, enfim.
Por isso deixei claro minha ausência da web e a disponibilidade de receber em casa após, pelo menos 15 dias.
É importante pra família, pro bebê e para melhor adaptação da nova rotina.

- Não seja super mulher. Devo à Nívia, minha amiga que me aconselhou a aceitar a ajuda da Mamãe e toda ajuda possível. Eu SEI o quanto sou sortuda e tenho um marido maravilhoso. Nem todo marido ajuda, e o meu é de ouro. Então, futuras mamães: programem-se! Após a alta hospitalar, é tempo de descansar, repousar e deixar que façam as coisas por você.

- Não somos a Cláudia Leitte (que um mês após o parto estava com barriga chapada e fazendo shows) - tenham consciência de que seu corpo vai inchar o dobro, devido a medicação e à nova rotina dos hormônios e órgãos internos. Leva cerca de 10 a 15 dias pós parto para desinchar. A recuperação do peso, depende de uma série de fatores: quantos kilos foram ganhos na gestação; o quanto você inchou devido aos medicamentos, sua alimentação e rotinas de amamentar. DESENCANE. Agora é hora de curtir muito o papel de mãe, lamber muito a cria, e com o tempo tudo volta ao normal. O que não voltar, existem tratamentos e medicina para ajudar.  ;)

Hoje, 5 dias após o parto (ainda desinchando...) ps: eu mesma cortei meu cabelo.
Dificil ter cabelão pra cuidar de si mesma e da bebê, vocês vão entender quando chegar sua hora.

Enfins...

Vim aqui rapidinho contar para vocês, deixar meu abraço à todos que escreveram, telefonaram e torceram.

Agora é seguir no novo papel de Mamãe!


Dançando, 15 dias antes do parto

Aos poucos vou retornando com mais artigos diversos - sobre assuntos diversos - e estou sempre disponível no arrudaluciana@yahoo.com.br

beijo todos!

Lu

 

=]