Pessoas Lindas!

domingo, 18 de março de 2012

Os Ghawazee do Egito


*Nota de Luciana Arruda:
Esse texto é uma tradução. Temos muito material sobre Ghawazee, mas este traz um novo olhar com detalhes mais específicos ao estilo de vida e cultura do povo Ghawazee.
Aprecie!





Os Ghawazee do Egito – por Jasmin Jahal - 1999

Quem são os Ghawazee? Os Ghawazee eram uma das tribos de dança mais famosos do Egito. Feminino = Ghawazee posteriormente chamados Ghazeeye, e do sexo masculino foram chamados Ghazee. O nome Ghawazee era referindo-se às dançarinas. Embora eles professassem a fé muçulmana e falassem a mesma língua, eles não eram realmente egípcios, mas os membros de uma tribo distinta. Os Ghawazee trajavam-se diferente do restante do povo egípcio e foram considerados por muitos como tendo as mais belas mulheres no Egito.

Escritores ocidentais relataram as dançarinas ghawazee florescendo como uma parte aceita da sociedade egípcia em 1700. Isso durou até aproximadamente 1834, quando foram banidas devido a pressões religiosas. A principal razão para o banimento foi porque não usavam o véu cobrindo seu rosto.

Onde é que os Ghawazee viviam? Em cada grande aldeia do Egito, especialmente no Alto Egito, e nas cidades do delta, eles viviam em assentamentos de tendas e barracas. Eles valorizam bebês do sexo feminino e o fato de ter um filho consideravam uma desgraça econômica. Ghawazee mulheres, sem exceção, eram criadas para ser prostitutas e dançarinas. Antes de uma menina Ghawazee casar-se seu pai iria vender seus favores a quem pagar mais. Ela, então, normalmente se casava com um homem de sua própria tribo.

A tribo sempre viajou de cidade em cidade, participando de feiras e indo para os campos da trupe. Mulheres ghawazee dançavam nas ruas, geralmente passando o pandeiro depois de seus shows. Enquanto os homens da tribo tocavam instrumentos, as mulheres dançavam sozinhas ou com algumas outras garotas, acompanhando-se com snujs. Muitas vezes, o povo ghawazee dançavam para ocasiões festivas no harém, em casamentos e em nascimentos. Eles tinham o prestígio de ser os mais conhecidos dançarinos no Egito.
Como é que eles se vestiam? Eles estavam entre os cidadãos mais afortunados do Egito. Sua estrutura econômica permitiu as suas mulheres adquirir considerável riqueza, fama e bons casamentos. O Ghawazee rico vestia de seda e usava colares, tornozeleiras, pulseiras de ouro e moedas. Às vezes, eles usavam um adorno no nariz. Normalmente, a sua vestimenta era quase idêntico à do egípcio de classe média. Tanto homens como mulheres pintavam seus olhos com kohl e henna em suas mãos e pés, como era o costume da classe egípcia médio e superior. Alguns Ghawazee adquiriam considerável riqueza, escravos e gado.

Quais são os movimentos de dança típicos da Ghawazee? É uma dança ‘’de terra’’, um pouco pesado, muito voluptuoso, e definitivamente não é gracioso.Shimmies, twistis e redondos grandes são uma comunhão de todas as formas de dança do ventre, mas a grande marca era o quadril com shimmies geralmente torcido para a frente e para trás, paralelo ao chão, ao invés de um movimento vertical para cima e para baixo. Eles incluíram muitos gritos agudos e zaghareets, alguns trabalhos chão e cabeça ocasional e podiam utilizar os snujs. Os gestos mais frequentemente implícito na dança era um chamado para o público a participar e bater palmas com a música, assim como para conseguir dinheiro.

Alguns recursos: Se você estiver interessado em adquirir música Ghawazee autêntica pesquise em, Aisha Ali da Califórnia produziu um CD de música excelente intitulada ‘Ghawazee’.Também Aisha Ali produziu um vídeo documentário excelente,’ Danças do Egito’. Ele mostra cenas reais de bailarinos ghawazee. Para uma excelente referência pictórica e narrativa de Dança do Oriente Médio, pegar um exemplar ‘Wendy Buonaventura’ que escreve sobre mulheres e as danças do Nilo.

Os Ghawazee do Egito – por Jasmin Jahal - 1999
(acessado em 18/03 às 20:35h) Site original: www.jasminjahal.com