Pessoas Lindas!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Dança Turca - por Morocco

Meninas todas, pensando no tema mais comentando atualmente no meio da Dança do Ventre, a ''Dança do Ventre Turca'' apresentada na nova novela ''Salve Jorge'' - que ainda não vi, mas sei que a atriz Cléo Pires irá dançar... eis um texto resumido e muito bacana da renomada Morocco, que viajou o mundo e fala com propriedade sobre diversos estilos da Dança do Ventre, escolhi aqui o pequeno trecho que cita sobre a dança com o perfil ''Turco.''
Recomendo que leiam o texto em seu idioma original, inglês e passeiem pelos diversos estilos.
*eu tenho a tradução do texto todo em algum lugar, rs, quem quiser posso enviar por e-mail.

Ela menciona duas bailarinas como referência em estudo do estilo turco: Nesrin Topkapi e Karaca Tulay

Do original http://www.casbahdance.org/  por Morocco


‘’Então, o que mais é atual ou démodé na Dança do Ventre?’’ por Morocco / 2005

• 3.Dança Turca- Com exceção de Nesrin Topkapi e Karaca Tulay, infelizmente muito do que você vê na dança Turca Oriental ** ** vídeos da década de 1980 é terrível e não é o real "turco". Muitas "dançarinas" a partir de então parecem mais entediadas, apresentando uma dança básica ou desajeitada:
excepcionalmente pouco vestidas, e mais tristonhas do que as mulheres alegres energéticas, saltitantes, e de todas as idades e tamanhos que eu me lembre de assistir ao Sulukule no final dos anos '60 's & '70' s.
Bailarinos atuais Istambul são muitos melhores e com melhor figurino. A pior parte é que os bailarinos e etnólogos, que não estavam em torno dos anos 60 e 70 e só tem essa cultura de vídeo para ir até chegar a idéia totalmente errônea de "turco" oriental.

O estilo turco real é animado, brilhante e muito alegre. Tem mais ‘’pimenta’’ do que os outros estilos. Não se usa Maksum egípcio, e sim o mais ‘’pesado’’ Chifte Telli e pode usar Karsilama rápido ou lento, da variedade regular ou Sulukule.

Os bailarinos turcos orientais não fazem trocas de roupa em seus atos como as bailarinas egípcias  fazem, nem a variedade de diferentes "quadros". Eles têm grupos folclóricos reais na Turquia, já que os turcos são muito justificadamente orgulhosos de sua herança  e dança tradicional folclórica rica, e ensinam em suas escolas de ensino médio e até mesmo têm competições de dança folclóricas anuais, com escolas participantes em toda a Turquia.’’